26 julho 2015

PROCEDIMENTOS GERAIS PARA SOBREVIVÊNCIA NO ABANDONO DE ÁREA EM CASO DE INCÊNDIO


PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE ÁREA EM CASOS DE INCÊNDIO




1 - Saia imediatamente. Muitas pessoas morrem por não acreditar que o incêndio pode se alastrar rapidamente.



2 - Se você ficar preso em meio à fumaça, respire pelo nariz, em rápidas inalações e procure rastejar para a saída pois junto ao chão o ar permanece respirável mais tempo.



3 - Use escadas, nunca o elevador. Um incêndio pode determinar um corte de energia e você cairá numa armadilha, Sem mais esperanças, feche todas as portas que for deixando para trás.



4 - Se você ficar preso em uma sala cheia de fumaça, além de permanecer junto ao piso, se possível aproxime-se de janelas, por onde possa pedir socorro. Se você não puder sair, mantenha clama atrás de uma porta fechada. Qualquer porta serve como uma couraça. Procure um lugar perto de janela e abra as mesmas encima e embaixo. Calor e fumaça deve sair pela abertura superior e você poderá respirar pela  abertura inferior da janela.



5 - Toque a porta com a mão. Se estiver quente não abra. Se estiver fria faça este teste: abra vagarosamente e fique atrás da porta. Se sentir calor ou pressão vindo através da abertura, mantenha-a fechada.



6 - Não combata o incêndio a menos que você saiba manusear o equipamento de combate ao fogo com eficiência.



7 - Não salte do prédio. Muitas pessoas morrem, sem imaginar que o socorro pode chegar em minutos.



8 - Se houver pânico na saída principal, mantenha-se afastado da multidão. Procure oura saída, uma vez que você tenha conseguido escapar.




NÃO RETORNE AO LOCAL, CHAME O CORPO DE BOMBEIROS IMEDIATAMENTE – EMERGÊNCIA 193


2 comentários: