...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 julho 2015

Métodos de propagação da energia térmica – calor - Condução - Convecção - Irradiação ou Radiação - Prevenção e Combate a Sinistros causados por Incêndio


Métodos de propagação da energia térmica – calor

A energia calorífica gerada num processo de combustão, num determinado local, pode ser propagada para outros locais próximos ou distantes, através de três métodos de transmissão, a saber:


Condução
A condução é o método de transmissão de calor que acontece nos meios sólidos. Ela ocorre no âmbito molecular, ou seja, o calor se propaga de molécula para molécula do corpo através do movimento vibratório entre as moléculas.

Um exemplo do método de propagação do calor por condução é quando colocamos fogo na ponta de uma vareta metálica e o calor se propaga até a outra ponta, gradativamente, atingindo o equilíbrio térmico, conforme exemplificado na Figura 1.5.

Logicamente, quanto maior for a condutividade térmica do material, melhor e mais rápida será a transmissão térmica do calor.

Figura 1.5: Transmissão de calor por condução numa vareta metálicaFonte: CTISM


Convecção
O método de transmissão do calor por convecção é aquele que ocorre nos meios fluídicos líquidos ou gasosos, ou seja, a convecção acontece por meio da formação de correntes ascendentes e descentes dentro da massa fluídica, devido à diferença de densidade ocasionada pelo aquecimento de parte desse meio fluídico.

Um exemplo é o ar que, quando aquecido, se torna mais leve e tende a subir (Figura 1.6).

Figura 1.6: Condução de calor por convecção em um prédio de apartamentosFonte: CTISM


Irradiação ou radiação
É o método de transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas ou raios de energia calorífica que se deslocam através do espaço (Figura 1.7).

Figura 1.7: Condução de calor por irradiação - Fonte: CTISM


Nenhum comentário:

Postar um comentário