...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 julho 2015

Elementos necessários para que o fogo aconteça Combustível - Comburente (oxigênio do ar) - Uma fonte de energia de ativação (fonte de calor) - Combustíveis sólido, líquido e gasoso - Prevenção e Combate a Sinistros causados por Incêndio


Elementos necessários para que o fogo aconteça

Como já comentamos, anteriormente, para que o fogo aconteça são necessários três elementos:

a) Combustível.
b) Comburente (oxigênio do ar).
c) Uma fonte de energia de ativação (fonte de calor).


Quando esses três elementos estão juntos, se acontecer uma reação em cadeia entre eles, certamente se iniciará o que denominamos fogo.

O combustível é qualquer elemento que pode entrar em combustão (queima) no momento em que atinge suas características físico-químicas, ou seja, atinge a sua temperatura de combustão quando excitado por uma fonte externa de calor.


Os combustíveis são encontrados nos três estados físicos da matéria: 

Combustíveis sólidos – papel, madeira, tecido, plástico, borracha, isopor e outros;

Combustíveis líquidos – gasolina, diesel, álcool, thinner, querosene e outros;

Combustíveis gasosos – Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), propano, metano, acetileno, butano e outros.


O oxigênio, chamado de agente comburente, é o elemento ativador das chamas. Sempre que o fogo acontecer num ambiente rico em oxigênio, as chamas serão mais intensas, gerando uma maior intensidade luminosa e, consequentemente, desprendendo maior quantidade de calor.

O oxigênio está presente em quase todos os ambientes, pois ele é encontrado em abundância no ar que respiramos (em torno de 21% da composição do ar atmosférico).

A energia de ativação é a fonte de calor necessária para dar início às chamas.


Essa fonte de calor poderá ser uma ponta de cigarro incandescente, um fósforo aceso, uma faísca elétrica, o calor gerado pelo atrito de peças metálicas, a chama aberta de um maçarico, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário