...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 julho 2015

Bombas de recalque para sistema de combate a incêndio - Bomba centrífuga - Prevenção e Combate a Sinistros causados por Incêndio


Bombas de recalque para sistema de combate a incêndio

A finalidade das bombas de recalque d’água é suprir os sistemas de combate a incêndio não-elevados com a vazão de água e de pressão necessária para que todo o sistema tenha a mesma eficiência. De acordo com a NBR 13714:2000, as bombas utilizadas nos sistemas que necessitam recalque de água devem ser do tipo centrífuga (Figura 4.2), acionadas por motor elétrico ou por motor de combustão interna.

Na bomba centrífuga, a transferência de energia é efetuada por um ou mais rotores que giram dentro do corpo da bomba, movimentando o fluído e transferindo a energia para este. A energia é, em grande parte, cedida sob a forma de energia cinética, aumento de velocidade, podendo ser convertida em energia de pressão.


Figura 4.2: 
Fonte: CTISM


4 comentários:

  1. Boa noite
    posso usar cano de pvc na bomba de recaalque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mochee...
      Pode mas com ressalvas, como, altura da coluna e a pressão que sofrerá a tubulação e se houver pane seca, essa tubulação derreterá devido aquecimento da bomba.
      Abração à você e aos seus Familiares, e obrigado pela visita...

      Excluir