...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

12 julho 2015

Aspectos operacionais do sistema de CHUVEIROS AUTOMÁTICOS - Itens a serem observados durante o atendimento da emergência - MANUAL DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NAS EDIFICAÇÕES E ÁREAS DE RISCO


Aspectos operacionais do sistema de CHUVEIROS AUTOMÁTICOS

Itens a serem observados durante o atendimento da emergência:



Identificar a localização do registro de recalque ou cabeçote de testes para conectar o auto-bomba objetivando recalcar água no sistema.



Antes de recalcar água, localizar a casa de bombas para se certificar se a bomba de recalque do sistema não está em funcionamento, ou se não estiver, verificar a possibilidade de ligá-la, no quadro de bombas que fica na casa de bombas.



Localizar as válvulas de governo e alarme ou comandos secundários nos pavimentos objetivando verificar se os registros destas válvulas ou comandos estão abertos, se fechados, abri-los para viabilizar uma operação de recalque.



Certificar-se que os registros dos testes e dreno estejam fechados para que a água recalcada não se perda nestas tubulações.



No pavimento (setor) em que estiver se desenvolvendo o incêndio tentar verificar se os bicos foram rompidos para possibilitar a aspersão de água nestes locais, sendo que nos sistemas tipo dilúvio esta operação pode ser abandonado, contudo devem ser verificados os demais setores ou pavimentos para que as válvulas estejam fechadas visando direcionar a água de recalque ao setor (pavimento) que se queira aspersão de água.



Após a utilização da rede de chuveiros automáticos deverão ser fechados os registros de recalque, das válvulas de governo e alarme e comandos secundários.

Na seqüência devem ser abertos os registros dos drenos, visando drenar a tubulação.



Com o sistema drenado, fechar os registros de dreno, se possível trocar os bicos rompidos com os sobressalentes existentes na edificação (observar que deve ser utilizada a chave específica para aperto do bico).


Posteriormente abrir as válvulas de governo e alarme e comandos secundários para deixar o sistema em condições de operação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário