...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 junho 2015

PROPORCIONADORES - EQUIPAMENTOS FORMADORES DE ESPUMA - Proporcionadores portáteis - Esguicho lançador e abaixo o proporcionador - Modelo de esguicho lançador de espuma de baixa expansão - Esquema do entrelinhas e sucção pelo princípio Venturi - Entrelinhas e detalhe do tubo de sucção ou tubo pick-up - Proporcionador de Linha e detalhe do dosador - Desenho típico de um proporcionador - Esguicho proporcionador de espuma - Esguicho proporcionador de espuma com vazão regulável - Detalhe do seletor de vazão - Esguicho proporcionador de espuma em canhão monitor portátil - MANUAL DE EMPREGO DE ESPUMA MECÂNICA NO COMBATE A INCÊNDIOS


PROPORCIONADORES

EQUIPAMENTOS FORMADORES DE ESPUMA

Para se produzir uma espuma de boa qualidade é necessária uma dosagem correta do EFE na água e um esguicho apropriado. Se a dosagem de EFE for muito alta, a espuma poderá ser rala e insuficiente para fluir ao redor de obstáculos. Além disso, o tempo de operação do sistema diminuirá. Quando a dosagem é muito baixa, a espuma apresentará uma drenagem bastante rápida e será menos resistente ao calor e às chamas, desfazendo-se em menos tempo que o normal. Equipamentos proporcionadores foram criados para se produzir uma dosagem correta do EFE na água.


Proporcionadores

Existem dois tipos: equipamento proporcionador portátil e proporcionador na própria bomba (“around the pump”).


Proporcionadores portáteis

A espuma pode ser gerada pelos seguintes proporcionadores portáteis:

• Conjunto proporcionador – esguicho lançador;

• Esguicho proporcionador de espuma;

• Esguicho proporcionador de espuma com vazão regulável;

• Esguicho proporcionador de espuma para canhão monitor.


PROPORCIONADORES

Conjunto proporcionador - esguicho lançador

 Acima o esguicho lançador e abaixo o proporcionador

Modelo de esguicho lançador de espuma de baixa expansão


O proporcionador de linha, edutor, ou entrelinhas trabalha com o princípio de Venturi. A água é introduzida sob pressão na entrada do equipamento e passa por um orifício reduzido, que aumenta a velocidade da água, fazendo com que o tubo coletor realize a sucção do EFE.

Esquema do entrelinhas e sucção pelo princípio Venturi


O nome entrelinhas se deve ao fato de que o equipamento deve ser usado entre dois lances de mangueiras. No Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo são empregados equipamentos nos diâmetros de 40 e 65 mm.

Entrelinhas e detalhe do tubo de sucção ou tubo pick-up 


O entrelinhas, possui uma válvula que faz a dosagem correta a ser misturada à água. Na maioria dos equipamentos, a válvula pode ser regulada de 1 a 6%.

 Proporcionador de Linha e detalhe do dosador

Desenho típico de um proporcionador


Para o uso do entrelinhas deve ser consultado o fabricante do equipamento para se conhecer suas especificações técnicas, porém a regra é que:

• A pressão de entrada no proporcionador não deve ser inferior a 7,0 kgf/cm2 (100 PSI); 

• A perda de carga do proporcionador é de 35%.


Esguicho proporcionador de espuma

Esguicho Proporcionador

Reúne o proporcionador e o esguicho lançador de espuma de baixa expansão em uma única peça ou corpo. Possui dois dispositivos de sucção, um para o EFE e outro para aspiração do ar. Possui um dispositivo que arrasta o ar para o seu interior, adicionando-o a solução, que se expande ao sofrer esse batimento, formando-se espuma.

Equipamento disponível nos diâmetros de 40 e 65 mm.

Esguichos proporcionadores mais antigos vêm calibrados para dosagem de 3% ou de 6%. Os mais novos possuem uma válvula que faz a dosagem correta a ser misturada a água, que pode ser regulada de 1 a 6%. Para o uso deste equipamento deve ser consultado o fabricante para se conhecer suas especificações técnicas, porém a regra é que a pressão de entrada no esguicho proporcionador de linha não deve ser inferior a 7,0 kgf/cm2 (100 PSI).


Esguicho proporcionador de espuma com vazão regulável


Esguicho proporcionador de espuma com vazão regulável

Reúne o proporcionador e o esguicho lançador de espuma de baixa expansão em uma única peça ou corpo. Possui dois dispositivos de sucção, um para o EFE e outro para aspiração do ar. Possui um dispositivo que arrasta o ar para o seu interior, adicionando-o a solução, que se expande ao sofrer batimento, tornando-se espuma. Possui válvula dosadora calibrada para 3 e 6%. É um esguicho pequeno e leve, pode operar em jato pleno ou neblina, possuindo dispositivo que pode variar e regular a vazão. Para o uso deste esguicho deve ser consultado o fabricante do equipamento para se conhecer suas especificações técnicas, porém a regra é que a pressão de entrada no esguicho não deve ser inferior a 5,3 kgf/cm2 (75 PSI).

Detalhe do seletor de vazão


Esguicho proporcionador de espuma para canhão monitor

Reúne o proporcionador e o esguicho lançador de espuma de baixa expansão em uma única peça ou corpo. Possui dois dispositivos de sucção, um para o EFE e outro para aspiração do ar. Possui um dispositivo que arrasta o ar para o seu interior, adicionando-o a solução, que se expande ao sofrer batimento, tornando-se espuma. Possui válvula dosadora calibrada para 3 e 6%. É conectado em canhões monitores que normalmente são fixos em viaturas, embora existam também canhões monitores portáteis.

 Esguicho proporcionador de espuma em canhão monitor portátil


Para o uso deste esguicho deve ser consultado o fabricante do equipamento para se conhecer suas especificações técnicas, porém a regra é que:

• A pressão de entrada no esguicho não deve ser inferior a 7,0 kgf/cm2 (100 PSI);

• Pode operar com jato pleno ou neblina;


• Possui grande vazão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário