04 junho 2015

Proporcionador na bomba da viatura - Tanques de EFE das Viaturas - Dosador para EFE - Passo a passo em viatura ABP com o emprego de EFE - Limpeza do sistema hidráulico - Esguichos para espuma de média expansão - Gerador para espuma de alta expansão - MANUAL DE EMPREGO DE ESPUMA MECÂNICA NO COMBATE A INCÊNDIOS


Proporcionador na bomba da viatura

A formação da solução se dá na bomba de incêndio, devido ao proporcionador nela existente. São chamados de proporcionadores “around the pump”, e existem nas viaturas que dispõem de tanque para EFE (Exemplo: ABE, ABP, ABS). Os operadores de bomba devem conhecer a pressão recomendada pelo fabricante da bomba, para a produção de espuma.


Tanques de EFE das Viaturas

Capacidade dos tanques de água e EFE das viaturas do CBPMESP


Dosador para EFE

É localizado no painel da bomba e tem a função de introduzir uma vazão definida de EFE na linha de água, conforme dosagem desejada.

Dosador do Auto Bomba Plataforma (ABP)


Passo a passo em viatura ABP com o emprego de EFE

1- Alavanca de câmbio na posição “NEUTRO”


2- Ligar a bomba


3- Alavanca de câmbio na posição “DRIVER”


4- Abrir a válvula tanque-bomba, a válvula de abertura do tanque de espuma (Extrato de Espuma) e a válvula do edutor (Puxe para Espuma). Fechar a válvula de retorno para o tanque, evitando que a solução volte para o tanque.


5- Abrir a expedição que deseja usar


6- Acelerar até atingir a vazão desejada. Para se descobrir a vazão, pode ser usado um medidor de vazão, ou realizar a medição com um aparelho “Pitot”. Assim, sabe-se que com 150 PSI, por exemplo, a vazão será de “X”. Desta forma, toda a vez que o motorista acelerar até 150 PSI, saberá qual é a vazão.


7- Consulte a tabela no painel da bomba e coloque a alavanca do dosador na posição desejada.

Exemplo: para uma vazão de 200 GPM com espuma para 6%, colocar a alavanca na posição 3.5.


Limpeza do sistema hidráulico

Antes de desarmar as linhas, deve-se funcionar o sistema com água, e adotar os seguintes procedimentos para a limpeza:

• Fechar a válvula do tanque de espuma (Extrato de Espuma);

• Fechar a válvula de retorno para o tanque de água (Bomba Tanque);

• Abrir a válvula tanque bomba;

• Abrir uma expedição e deixando a água sair, até que não haja mais espuma.


Esguichos para espuma de média expansão

O esguicho lançador de espuma de média expansão é utilizado em conjunto com o proporcionador de linha. No interior do esguicho, ocorre o batimento através da projeção da solução contra uma tela, formando a espuma.

Esguicho lançador de espuma de média expansão


Gerador para espuma de alta expansão

A maioria dos geradores de espuma de alta expansão são utilizados em conjunto com o proporcionador de linha. Os geradores são constituídos de uma tela, onde é lançada a solução, e de uma hélice, que funciona como ventilador, projetando uma corrente de ar sobre a tela, formando a espuma. A hélice pode ser movida hidraulicamente, ou seja, pelo próprio jato, ou movida por um motor elétrico ou à explosão.

Gerador de espuma de alta expansão


2 comentários:

  1. Olá,gostaria de saber se a manutenção de bombas das viaturas de combate a incêndio são manutenidas pelos bombeiros mesmo,ou é tercerizado o serviço,ttenho muita experiência em bombas Hale,whater e Mitren.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Giovanny...
    As Manutenções são terceirizadas, por isso entre em contato com as Corporações e deixe seu contato e fale sobre sua experiência.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir