...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 junho 2015

Pistas Externas - tanques verticais e horizontais de inflamáveis - caminhões de transportes de inflamáveis - transformadores elétricos - terminal de carga e descarga de inflamáveis para trens - A certificação para qualquer treino de brigadistas deve começar por uma pista padrão com quatro tipos de eventos - Construção da Pista Padrão Externa - Piso - Central de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) - Reservatório de Líquidos Inflamáveis - Ponto de Comando - Instalações Elétricas - MANUAL DE TREINAMENTO PRÁTICO DE BRIGADA DE INCÊNDIO


Pistas Externas

São obstáculos para combate a fogo real com uso de gás ou líquidos inflamáveis, em evoluções para treinamento no uso de extintores ou hidrantes, podendo ainda optar pela escolha de bases de treino específicas, tais como:

a) tanques verticais e horizontais de inflamáveis;



b) caminhões de transportes de inflamáveis;



c) transformadores elétricos;



d) terminal de carga e descarga de inflamáveis para trens.



A certificação para qualquer treino de brigadistas deve começar por uma pista padrão com quatro tipos de eventos:

• simulação de vazamento de GLP com bicos de queima em forma de árvore de natal;

• simulação de obstáculos para níveis básico, intermediário e avançado, com variações na forma quadrada ou circular, formato “I”, formato “+” (cruz), formato “S”, formato “U”e formato ”T”.


Construção da Pista Padrão Externa

Piso

A área de treinamento ou de obstáculos externos é delimitada por um bloco de concreto do piso, que deve ter dimensões mínimas de 26 X 26 m, abrigando nesse caso até 07 obstáculos. O piso deve ter espessura mínima de 10 cm com resistência FCK (resistência característica concreto) 15 MPa (150 Kg/cm²) e com aditivo impermeabilizante. Deve haver uma canaleta coletora de águas residuais ligada a caixa separadora de água e óleo, antes do descarte da água ou seu reaproveitamento.




Central de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

Deve ser construída conforme a NBR 13523, 14024, 13932 ou 14570 e outras recomendações da Instrução Técnica 28 do CBPMESP, referentes a centrais de GLP, sendo que a ventilação deve ficar do lado oposto do piso com obstáculo, ou seja, haverá uma parede entre os botijões e os obstáculos com 04 (quatro) horas de resistência ao fogo.


Reservatório de Líquidos Inflamáveis

A pista pode ser para uso de combustíveis líquidos em conjunto com GLP, caso esses líquidos sejam usados, deve haver um estoque que respeite a Instrução Técnica 27 do CBPMESP e tenha, no mínimo, 60 metros de distância do piso onde vão estar os obstáculos.

O alívio de pressão do reservatório externo deve possuir dispositivo corta-chamas.


Ponto de Comando

É um local próximo a central de GLP, com visão privilegiada para os obstáculos e sempre com a luz solar incidindo na posição sul do operador, podendo ser junto com a torre de observação, se ela existir. O operador do sistema junto com o oficial de segurança, desse local, determina a abertura e o fechamento do registro de demanda de gás para os obstáculos.

A pista que usar combustível líquido terá registros de manobra para a liberação deste às bases, esse local deve ser abrigado de intempéries e serve de ponto de comando, para abertura ou fechando das bases de instrução.


Instalações Elétricas


As instalações elétricas e de iluminação devem seguir a NBR 5418 para o projeto e execução dos sistemas.



4 comentários:

  1. parabéns pela qualidade de suas informações

    Cassio Werneck
    Sócio do CTC Centro Tático Cobras em Boituva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luiz...
      Obrigado pelo parabéns.
      Abração à Você e a todos seus Familiares e obrigado pela visita...

      Excluir
  2. parabéns pela qualidade de suas informações

    Cassio Werneck
    Sócio do CTC Centro Tático Cobras em Boituva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luiz...
      Obrigado pelo parabéns.
      Abração à Você e a todos seus Familiares e obrigado pela visita...

      Excluir