27 junho 2015

Pista Para Nível Avançado - Profundidade - Dimensões - Cantoneiras de reforço - Volume de líquido combustível - Pista em cruz - Pista em “T” - Pista em “S” - Pista em “I” - Pista em “U” - Outras formas de obstáculos - Tipo de material - Pistas com uso de combustível classe C - Como construir uma pista de treinamento com obstáculos para Brigadistas e Bombeiros - MANUAL DE TREINAMENTO PRÁTICO DE BRIGADA DE INCÊNDIO


Pista Para Nível Avançado

São pistas onde os simuladores podem ser combatidos com unidades extintoras de capacitação de 30 B até 640 B. Os obstáculos para treino intermediário devem ser construídos conforme a tabela 1 da NBR 9444, como exemplo ilustrativo, demonstraremos o recipiente 40 B, que deve ter as seguintes especificações:

a) profundidade de 300 milímetros;



b) dimensões de 3,05m X 3,05 m;



c) cantoneiras de reforço de 38,1 X 38,1 X 6,4 milímetros;




d) volume de líquido combustível;

A lâmina de líquidos inflamáveis deve ficar a 150 mm da borda superior, sendo que sua espessura dentro da bandeja deve ser de 50 mm no mínimo, como a profundidade desta é de 300 mm, pode ser acrescentada água, para nivelar os outros 100 mm. O volume será a área do recipiente 9,30m² multiplicado por 0,05 m (espessura do líquido) que é igual a 465 litros de líquidos inflamáveis, citados no item 6.2.1.1. deste manual.

O uso de hidrantes quando necessário na formação dos alunos, a pista deve possuir no mínimo mais dois obstáculos com a área e volume iguais ao citado acima e da tabela 2, porém com formas diversas, conforme exemplos abaixo:

1) pista em cruz;

2) pista em “T”;

3) pista em “S”;

4) pista em “I”;

5) pista em “U”;

6) outras formas de obstáculos, porém respeitada a área entre 6,95 m² até 148,60m ²e o volume de líquidos inflamáveis entre 360 e 7570 litros, conforme tabela 2.



e) tipo de material;

Podem ser utilizados obstáculos de alvenaria ou concreto desde que impermeabilizados.


Pistas Com Uso de Combustível Classe C

Os obstáculos para certificação de brigadistas, podem receber equipamento para queima de gás liquefeito de petróleo (GLP), devendo suas áreas de superfície atender aos mesmos padrões das pistas com uso de combustível classe B. A pessoa que for acender os obstáculos não poderá ser aluno, fará este procedimento sob comando do instrutor e mediante supervisão direta do oficial de segurança.

O oficial de segurança deve fechar as válvulas de controle, quando situações inseguras ou imprevistas se manifestarem durante a instrução.


O estoque de cilindros de GLP deve atender aos mesmos padrões para recipientes transportáveis e a granel em centrais prediais de GLP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário