...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 junho 2015

PADRÃO PARA BOMBEIRO PÚBLICO - A Amplitude do Serviço dos Bombeiros Públicos - MANUAL DE TREINAMENTO PRÁTICO DE BRIGADA DE INCÊNDIO


PADRÃO PARA BOMBEIRO PÚBLICO

A formação de bombeiros públicos, que são aqueles que pertencem a uma corporação para atendimento de emergências públicas, tem inserido no seu currículo para preparo de seus profissionais, programas didáticos que não são específicos para brigadas de incêndio, mas exercícios para aferição prática de conhecimentos ministrados dentro de materiais teóricas sobre combate a incêndio.

O programa sugerido de regulamento organizacional que se observa nos capítulos II e III, pode servir de modelo no preparo da instrução de bombeiros, buscando integrar procedimentos e terminologia de instrução, para viabilizar o trabalho integrado em emergências.

O ideal será a centralização da formação em um único centro de treinamento, com doutrina específica e módulo de instrução integrados, criando uma proposta básica de ensino, ou seja, um mínimo que transcreva uma linguagem operacional integrada única, sendo que as especializações, tanto para bombeiros públicos como para brigadistas, seriam feitas de acordo com cada realidade local de trabalho. A falta de um centro de formação de referência não pode ser pretexto para inviabilizar a idéia do trabalho integrado e eficiente entre brigadas públicas e civis, sendo suprimida por manuais e doutrina de instrução, avaliação, capacitação e certificação, que senão únicos, ao menos similares, para tanto, é preciso definir o papel das organizações privadas e das corporações públicas, na extinção ou na redução de perdas por sinistros.


A Amplitude do Serviço dos Bombeiros Públicos

Como já explanamos as brigadas de incêndio têm a vantagem da familiaridade com todos os riscos onde atuarão, já os bombeiros públicos têm uma diversidade muito maior de edifícios e ocupações de risco a considerar, o que aumenta a potencialidade de acidentes.


A Formação Integrada de Bombeiros Públicos e Brigadas de Incêndio Trabalharemos na definição de pontos secantes de formação, com interesses mútuos entre organizações privadas e públicas, ou seja, situações práticas de incêndio, que demandam conhecimento teórico e prático, para que as equipes atuem juntas no isolamento, confinamento ou extinção de sinistros, lembrando que os salvamentos nos trabalhos integrados é competência dos bombeiros públicos. A instrução deve levar em consideração o tipo, o local e a dimensão dos sinistros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário