...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 junho 2015

Incidentes - “Boil Over” - “Slop Over” - Incêndio em bacias de contenção - ESPUMA PARA CLASSE “A” - EFE Sintético para espuma classe “A” - Incêndios florestais e urbanos - MANUAL DE EMPREGO DE ESPUMA MECÂNICA NO COMBATE A INCÊNDIOS


Incidentes

Durante o combate a incêndio em líquidos nos tanques abertos, existe a possibilidade da ocorrência de dois fenômenos importantes: o “boil over” e o “slop over”.


 “Boil Over”

Uma ejeção violenta de combustível (“boil over”) pode ocorrer após um prolongado período de queima de produtos viscosos, tais como asfalto, óleo cru, petróleo, etc.

Considerando que a espuma é formada em grande parte por água, durante o combate ao incêndio, a água tende a depositar-se no fundo do tanque. Se a água no fundo do tanque for submetida a altas temperaturas, pode vaporizar-se bruscamente.

Na vaporização da água há grande aumento de volume (1 litro de água transforma-se em 1.700 litros de vapor)

Com o aumento de volume, a água age como êmbolo numa seringa, empurrando o combustível quente para cima, espalhando-o e arremessando-o a grandes distâncias com altíssimas temperaturas.

Boil over


O “boil over” pode ser previsto:

• através da constatação da onda de calor: dirigindo um jato d’água na lateral do tanque incendiado, abaixo do nível do líquido, pode-se localizar a extensão da onda de calor, observando-se onde a água vaporiza-se imediatamente e;

• através do som (chiado) peculiar: pouco antes de ocorrer a “explosão”, pode-se ouvir um “chiado” semelhante ao de um vazamento de vapor de uma chaleira fervendo.


Ao identificar esses sinais, o bombeiro deve se comunicar imediatamente com o comandante. Recebendo ordem de abandonar o local, todos devem se afastar rapidamente.

Para prevenir tal incidente, deve-se abrir o registro do dreno do tanque durante o incêndio e acompanhar a descida da onda térmica, posicionando o jato de água de cima para baixo até observar o ponto onde a água jogada no costado do tanque evapora.


 “Slop Over”

É o extravasamento do combustível do tanque caracterizado por uma ebulição e espumação ao nível da superfície do líquido inflamável. Pode ocorrer após um período de queima relativamente curto de produtos como petróleo, óleo cru, asfalto, e outros líquidos que tenham ponto de ebulição acima do da água. A espuma pode contribuir para o resfriamento de tais inflamáveis, mas também pode causar a efervescência violenta dos mesmos, com grande espumação do líquido que poderá causar seu derramamento para fora dos tanques que os contém.

Para evitar o extravasamento, recomenda-se manter o nível do líquido em chamas cerca de 3 metros abaixo do topo do tanque.


Incêndio em bacias de contenção

Bacia de contenção é uma região delimitada por uma depressão do terreno ou diques destinada a conter o vazamento de produtos líquidos dos tanques.

Detalhe da bacia de contenção

Um transbordamento ou um vazamento de registro ou de uma junta na base de um reservatório, pode fazer com que o líquido combustível vaze para a bacia de contenção.

Se o líquido que vazou não está incendiado, é necessário removê-lo. Por medida de segurança deve ser aplicada uma camada de espuma na superfície para evitar o risco de ignição durante o decorrer da operação de remoção.

Caso o líquido esteja incendiado, é necessário aplicar espuma rapidamente para evitar que o incêndio se estenda aos outros reservatórios atendidos pela bacia de contenção. Nestes casos a espuma deve ser projetada contra as paredes dos reservatórios.


ESPUMA PARA CLASSE “A”

Como descrito em capítulos anteriores, a espuma é o meio mais eficiente para combate a incêndios classe “B”, porém existe EFE desenvolvido especificamente para produzir espuma para combate a incêndios classe “A”.

Em razão da alta tensão superficial, a água não penetra com facilidade e não absorve o calor mais profundo de materiais sólidos. A espuma classe “A” reduz essa tensão superficial, permitindo que a água penetre na superfície em chamas, absorva o calor e resfrie o ambiente muito mais rápido e com menos água.


EFE Sintético para espuma classe “A”

Detalhe da coloração e modelo do rótulo EFE Classe A Florestal

Possui a denominação “A/F“ por ter sido desenvolvido para o combate a incêndios florestais e ser muito eficiente para outros incêndios classe “A”, tais como madeira, papel, tecido, etc. É composto de agentes espumantes e agentes umidificantes adicionados a um solvente não-inflamável.

É usado a baixas concentrações, entre 0,1% e 1%. Pode ser utilizado com os proporcionadores portáteis, em viaturas que possuem proporcionadores ou pode ser previamente misturado em tanques de água.


Incêndios florestais e urbanos

A espuma classe “A” pode ser utilizada tanto no ataque direto ao incêndio florestal, como para construção de aceiros, visto que a solução drenada da espuma penetra profundamente nos combustíveis de classe “A”, tais como árvores e leitos florestais. Isto faz aumentar o teor de umidade do combustível e previne que brasas transportadas pelo vento iniciem um novo foco de incêndio.

Nas cidades, a espuma classe “A” pode ser utilizada nos incêndios em depósitos de papel, em favelas, etc. Devido a capacidade da espuma de aderir a superfícies, mesmo que verticais, pode ser usada para frear o incêndio, protegendo edificações vizinhas, antes que o fogo chegue. A espuma classe “A” aumenta a umidade da parede, e em razão da cor branca brilhante, reflete calor irradiante, impedindo que o fogo se alastre.


8 comentários:

  1. muito bom um belo conteudo..
    pessoal blog nv segue a gente la
    https://bombeirosemqap.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, meu ajudou bastante em uma pesquisa para a tradução de um material.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo, acrescenta muito ao nosso conhecimento e ajuda na propagação da informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa note Firefighter...
      Fico feliz por ter ajudado, pois esse é o intuito do Blogger.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  4. Agradeço a vcs por essa matéria para agente indentifica quais os desse tipo de incendio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Roosivelt...
      Não há de quê. Há muita informação nesse Blogger, explore-o...
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  5. EXCELENTE, Parabéns ao criador(s)

    ResponderExcluir
  6. Não há de quê, e obrigadão pelo parabéns, pois esse é o intuito do Blogger "disseminar o saber..."
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir