04 junho 2015

EXTRATO FORMADOR DE ESPUMA (EFE) - EFE - EFE Proteínico - Proteínico comum - Proteínico polivalente - Fluorproteínico - Fluorproteínico com formação de filme (FFFP) - EFE Sintético - EFE Sintético para espuma de baixa expansão - AFFF 3% - 6% - AFFF-ARC 3% - 3% - FFF-ARC - FFF-ARC 3% - 6% - TABELA DE APLICAÇÃO DO EXTRATO FORMADOR DE ESPUMA - MANUAL DE EMPREGO DE ESPUMA MECÂNICA NO COMBATE A INCÊNDIOS


EXTRATO FORMADOR DE ESPUMA (EFE)

É um composto de substâncias químicas formadas por concentrados de agentes espumantes. Também chamado de líquido gerador de espuma (LGE) ou concentrado para espuma.

Linha de espuma com detalhe para o rótulo da bombona de EFE

É classificado conforme sua composição química, podendo ser de origem proteínica ou sintética. Pode ser usada com água doce ou salgada.


EFE

O EFE deve ser armazenado em ambientes que não excedam a temperatura de 45 ºC e não recebam raios solares diretamente. É recomendado seu uso na faixa de 1º C a 27º C para que a espuma formada seja mais estável. EFEs diferentes não devem ser misturados, pois a mistura prejudica a formação e a qualidade da espuma.


EFE Proteínico

É composto de proteínas animais e vegetais, às quais são adicionados (dependendo do tipo de extrato) outros produtos. Produz somente espuma de baixa expansão.


Proteínico comum

Esse foi o primeiro tipo de extrato a entrar no mercado e tem sido utilizado desde a segunda guerra. É produzido por meio da hidrólise de queratina granulada como tutano de boi, pena de aves, etc. Em seguida, estabilizadores e inibidores são incluídos para prevenir corrosão e resistir à decomposição de bactérias e controlar a viscosidade.

É utilizado em combate a incêndio envolvendo líquidos combustíveis que não se misturam com água. Possui razoável resistência a temperaturas elevadas e proporciona boa cobertura. Não deve ser usado para combate a incêndio em solventes polares (álcool, acetona, etc) porque é dissolvido por eles. Solventes polares são aqueles que se misturam com a água, conseqüentemente, destruindo a espuma. Não pode ser utilizado em esguichos que não contenham estrutura aspirante.


Proteínico polivalente

É produzido a partir de proteínas animais e vegetais, às quais são adicionados produtos especiais, que aumentam a estabilidade da espuma contra solventes polares. Por isso pode ser usado tanto em incêndios em solventes polares como em hidrocarbonetos.


Fluorproteínico

É derivado do proteínico comum, ao qual foi acrescentado um aditivo fluorado, que o torna mais resistente ao fogo e à reignição, além de dar maior fluidez à espuma. Proporciona uma extinção bem mais rápida do fogo que o EFE proteínico comum.

Também não deve ser utilizado no combate a incêndios envolvendo solventes polares. Possui surfactantes (substâncias que baixam a tensão superficial da água) fluorquímicos com grande ganho de performance para a rápida extinção e compatibilidade com pó químico seco. Utilizado em combustíveis de hidrocarboneto, possui excelente resistência ao calor. Não pode ser utilizado em esguichos que não contenham estrutura aspirante.


Fluorproteínico com formação de filme (FFFP)

É produzido através da mistura de surfactantes fluorquímicos com espuma de proteína. Foi criado com o intuito de combinar a tolerância ao combustível da espuma fluorproteínica com um grande poder de extinção. A espuma produzida libera uma película aquosa sobre a superfície do combustível de hidrocarboneto.


EFE Sintético

É composto de substâncias sintéticas. Produz espuma de baixa, média e alta expansão. Eficiente para controle e extinção de incêndio classe “B”. Também utilizada com sucesso nos incêndios classe “A”, onde o resfriamento e o efeito penetrante da solução da espuma são importantes.

Nos EFE para espuma de baixa expansão, forma-se uma película protetora que previne a liberação de vapores do combustível, e impede a reignição. A água drenada da espuma atua por resfriamento. Tem capacidade superior de extinção e resistência a reignição quando comparado às espumas protéinicas ou fluorproteínicas.

É compatível com o pó químico seco, isto é, pode haver ataque ao incêndio utilizando os dois agentes extintores.
Sua fluidez permite rápido fluxo através de obstáculos e destroços.
Pode ser usado através de dispositivos não-aspirantes, no entanto, para uma performance perfeita, um esguicho aspirado deve ser utilizado.


EFE Sintético para espuma de baixa expansão

AFFF 3%

Detalhe da coloração e modelo do rótulo do AFFF 3%

Significa “Aqueous Film Forming Foam” (espuma formadora de filme aquoso), sendo um extrato à base de substâncias fluoretadas, solventes e hidrocarbonos.
Utilizado somente para incêndios em hidrocarbonetos na dosagem de 3%.


AFFF 6%

Detalhe da coloração e modelo de rótulo do AFFF 6%

É um extrato à base de substâncias fluoretadas, solventes e hidrocarbonos. Utilizado somente para incêndios em hidrocarbonetos na dosagem de 6%.


AFFF-ARC 3% - 3%

Detalhe da coloração e modelo de rótulo do AFFF 3% x 3%


AFFF-ARC

AFFF-ARC significa “Aqueous Film Forming Foam – Alcohol Resistent Compounds” (espuma formadora de filme aquoso – resistente a álcool). O Filme aquoso formador de espuma para solventes polares (AFFF-ARC) é um extrato à base de substâncias fluoretadas, solventes, hidrocarbonos e polímero polissacarídeo. Pode ser usado a 3% tanto para combustíveis de hidrocarbonetos quanto para solventes polares, sendo por isso polivalente. E por esta razão é o EFE mais indicado para ser utilizado pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo.


AFFF-ARC 3% - 6%

Detalhe da coloração e modelo de rótulo do AFFF 3% x 6%

Este concentrado deve ser usado a 3% para hidrocarbonetos e a 6% para solventes polares. A tabela abaixo ratifica que o EFE AFFF-ARC 3% - 3% é o mais adequado para uso no Corpo de Bombeiros, tendo em vista sua eficiência para hidrocarbonetos e solventes polares, utilizando a mesma proporção.

Aplicação do EFE com destaque para o mais adequado para uso no Corpo de Bombeiros


EFE Sintético para espuma de média e alta expansão

O concentrado de espuma de alta expansão é uma mistura de agentes ativos com agentes espumantes do tipo detergente sintético.


Para o seu uso adequado, devem ser consultadas as especificações do fabricante para se conhecer suas características técnicas, porém a regra geral é que:

• Para espuma de média expansão deve ser utilizado com a dosagem de 3% ou 6%;


• Para espuma de alta expansão deve ser utilizado com a dosagem de 1% ou 3%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário