...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 junho 2015

CHEFIA E LIDERANÇA - ESTILOS DE LIDERANÇA, ANÁRQUICA, AUTOCRÁTICA, LIBERAL, DEMOCRÁTICA - MANUAL DE LIDERANÇA


CHEFIA E LIDERANÇA


Segundo PAUL HERSEY e KENNETH BLANCHARD, “Liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação”.

Líder é a pessoa no grupo à qual foi atribuída, formal ou informalmente, uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades relacionadas à tarefa. Sua maior preocupação prende-se à consecução de algum objetivo específico do grupo. É aquele indivíduo que, por suas qualidades pessoais de iniciativa e conduta social, conseguiu apreender os “desejos e necessidades” do grupo e soube, melhor do que os outros resolvê-los e orientá-los.

Os traços pessoais imprescindíveis aos líderes variam de autor para autor, porém quase todos concordam quanto a:

a)   iniciativa, capacidade de organização e direção;

b) poder de sugestão e persuasão;

c) conformidade com tendências, desejos e ideais do grupo;

d) qualidades que o façam sobressair no grupo.


ESTILOS DE LIDERANÇA

LIDERANÇA ANÁRQUICA

Ela é teórica e, sempre, em qualquer caso, de eficiência de efêmera duração. Nela, a responsabilidade está distribuída pelo grupo, ao sabor do acaso e das tendências individuais, cada qual fazendo o que bem entende.

Numa situação de trabalho não encontraremos um tipo puro de anarquia (isso levaria ao fracasso qualquer empreendimento), mas a situações parcialmente anárquicas, quando o chefe não é nem inteiramente omisso nem alguém saiba organizar e distribuir adequadamente funções ou responsabilidades.


LIDERANÇA AUTOCRÁTICA


É configurada, facilmente, pelo fato de o dirigente assumir toda autoridade e responsabilidade. Cuida sempre de impor sua própria vontade, coagindo o grupo e agindo sempre como o dono da verdade. Impede o desenvolvimento de valores individuais do grupo que comanda e exige sempre completa e passiva subordinação.


LIDERANÇA LIBERAL


Caracteriza-se pela postura do líder “deixar as coisas acontecerem” e não se envolver por completo com o ambiente. Neste tipo de chefia, os funcionários tomam conta da situação e por vezes perdem as referências de disciplina e respeito.


LIDERANÇA DEMOCRÁTICA


É representada pelo chefe que distribui responsabilidade pelo grupo. Perante os superiores ele é, obviamente, o responsável; na prática do trabalho, sabe desenvolver os valores individuais, persuade, trabalha com os subordinados e não sobre ele. Usa a política de delegar.

O chefe democrático orienta e coordena, motiva os subordinados, aceita sugestões e discute problemas. Faz cada homem sentir sua própria parcela de responsabilidade no sucesso dos empreendimentos, faz cada pessoa sob suas ordens crescer, desenvolvendo-se.

Pode-se dizer que, enquanto no estilo de liderança autoritário, acredita-se que o poder do líder deriva da posição que ocupa, acredita-se, também, ser o homem essencialmente preguiçoso e pouco digno de confiança.

Já o estilo democrático, o poder do líder é dado pelo grupo que ele orienta; este grupo poderá auto dirigir-se e ter liberdade para criar no trabalho, desde que suficientemente motivado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário