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04 junho 2015

APLICAÇÃO DA LIDERANÇA - INTRODUÇÃO - LIDERANÇA - DESENVOLVA UMA VISÃO - MANTENHA A CALMA - ENCORAJE A CORRER RISCOS - SEJA UM PERITO NA SUA ESPECIALIDADE - ACOLHA DISCORDÂNCIAS - SIMPLIFIQUE AS COISAS - MANUAL DE LIDERANÇA



APLICAÇÃO DA LIDERANÇA

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar ao leitor as variadas formas de liderança, seu estudo ao longo dos anos, a importância e a influência da liderança em um mundo globalizado. Serão abordados, com base em pesquisa realizada e discussões em sala de aula, os seguintes tópicos dentre outros:

- o que é liderança e aspectos do líder;
- as diferenças entre o patrão e o líder;
- as teorias de Mc Gregor;
- os estilos de liderança; e qualidades do líder;
- os conhecimentos da psicologia humana aplicados à liderança;
- a hierarquia das necessidades de Maslow; 
- a perfeição na liderança.


A maior característica do mundo globalizado é a grande quantidade de mudanças a um ritmo alucinante.

A velocidade, a variedade, a imprevisibilidade das mudanças sociais, políticas e econômicas do mundo contemporâneo têm afetado seriamente as organizações. Empresas tradicionais, solidamente posicionadas no mercado, desapareceram em questão de alguns anos, ao mesmo tempo em que surgiram outras empresas, que em poucos anos se transformaram em gigantes.

Essa nova ambiência marcada por mudanças velozes e de grande magnitude passou a exigir das organizações uma postura gerencial diferenciada. Abandona-se aquela forma tradicional e racional de administrar os negócios, por meio de um planejamento burocratizado e centralizado, de um processo decisório racional e orientado, passa-se a adotar princípios mais fluídos de administração, calcados numa perspectiva não-burocrática e descentralizada do planejamento estratégico, do processo decisório e na “implosão” da estrutura hierárquica de forma a flexibilizar a organização, a permitir que o planejamento, as ações e as decisões estejam cada vez mais perto da realidade ambiental e das necessidades organizacionais.


LIDERANÇA


A liderança do século XXI é aquela capaz de emocionar pelo que apresenta à sua equipe, o que traduz na qualidade da ação gerencial com as pessoas. Não estamos nos referindo à popularidade, pois, ao contrário do que muito se imagina “Popularidade não é sinônimo de liderança, mas resultados sim!”

Há uma certa magia em torno da palavra liderança. Constatou-se que 75% das pessoas entrevistadas para um estudo classificaram a si mesma dentro dos primeiros 10 por cento em termos de qualidades de liderança. Além de quererem ser reconhecidas e respeitadas como líderes, quase todas as pessoas já se consideram bastante bem em termos de liderança.

Mas, a pergunta ainda continua de pé: O que é um líder e no que difere das outras pessoas que não são líderes?

Vejamos, a primeira coisa que sabemos sobre liderança é largamente situacional. A liderança parece emergir quando a situação que a exige um líder, com as qualidades necessárias se encontram. Uma pessoa que se revele como um grande líder diante de um conjunto de circunstâncias, pode eventualmente falhar e fracassar em situação diferente. Um exame da rotatividade nos níveis superiores da maioria de nossas instituições, empresas e clubes, mostra exaustivamente que aquilo que costumamos identificar como liderança não pode ser facilmente transferido de uma área para a outra. Por outro lado, nunca houve excesso de homens e mulheres com as verdadeiras qualidades de líderes. Também nunca houve iniciativa e integridade.

Muita atenção tem sido dada à liderança nos negócios neste século, em especial nos últimos anos. A única conclusão que recebe a concordância de todos é a de que os líderes lideram! Eles estão sempre instigando a linha de frente, com sua impaciência e com a determinação de fazer com que as coisas aconteçam. Líderes estão sempre à procura de resultados e parecem ter a capacidade de enfocar claramente os seus objetivos e neles concentrar a aplicação de esforços com persistência de propósito.

Líderes constroem uma visão. Têm uma nítida idéia de um futuro excitante, e detêm o tipo de personalidade que faz com que as pessoas se sintam motivadas e comprometidas com a criação desse futuro.

Quando um diretor assumiu a direção da Ford Motor Company, a empresa tinha acabado de perder 3,3 bilhões. Mas ele tinha a visão de fazer da Ford a empresa líder em qualidade entre fabricantes americanos de automóveis. Ele conseguiu inspirar uma organização enorme e moribunda com um simples slogan: “Na Ford, Qualidade é a Tarefa Número 1”. A Ford orgulhosamente anuncia seus carros como sendo os melhores montados nos Estados Unidos e, em reconhecimento de sua qualidade, em 1988 a Ford obteve mais lucro do que a General Motors pela primeira vez em décadas, e isso com apenas metade do volume de vendas.

Hoje, o novo objetivo da Ford é construir carros melhores do que os carros alemães e japoneses.

Do jeito como eles estão caminhando, não arriscaria uma aposta em contrário. Isso é visão. Isso é liderança.

O tipo de visão que possibilita aos líderes animar e inspirar outras pessoas, sempre aponta na direção de ser ou realizar alguma coisa que faça diferença. A visão se dirige para fora e para o alto, na direção de ser melhor, mais rápido ou de melhor qualidade. A visão deve ser orientada para vencer, obter sucesso e alcançar grandes realizações.

A liderança é a capacidade de obter seguidores. Um dos maiores desejos da natureza humana é a necessidade de sentir-se importante, e conseguir identificar um sentido e propósito para a vida e para o trabalho. Os líderes invariavelmente são aqueles que conseguem estimular as emoções mais profundas das pessoas e partem para feitos acima e além do que já tenham conseguido realizar no passado. E sentem-se importantes com isso. A Chrysler estava à beira da falência. Um diretor por meio da mera força da sua personalidade, sua determinação inabalável e seus apelos ao Congresso, aos funcionários da Chrysler e aos clientes da Chrysler, desencadeou uma reviravolta que irá ser registrada pelos livros de história como uma das realizações mais fantásticas das empresas americanas. Sozinho, salvou mais de 350.000 empregos. Isso é liderança.

A revista Fortune, de 28 de outubro de 1988, publicou um excelente artigo intitulado Sete Chaves para a Liderança nos Negócios. O autor, Ken Labeich, entrevistou centenas de executivos e pessoas de primeiro escalão, até identificar os princípios que essas pessoas consideram ser a chave para uma liderança eficaz.


DESENVOLVA UMA VISÃO


Somente líderes podem planejam o futuro. Os líderes excepcionais aprofundam-se em desenvolver e materializar um retrato claro da posição em que desejam encontrar a organização dentro de um, três e cinco anos. Os líderes também têm a habilidade de compartilhar essa visão daquilo que desperta emoção e motiva as pessoas a darem a propriedade da visão. É a visão daquilo que desperta emoção e motiva as pessoas a darem o melhor de si. As visões mais poderosas são aquelas identificadas e descritas qualitativamente, em termos de valores e missão, contrastando com aquelas que são descritas quantitativamente, em termos de valores e missão, contrastando com aquelas que são descritas quantitativamente em termos de dinheiro. Certamente, dinheiro é importante, mas a decisão e o compromisso de atingir o melhor no mundo dos negócios é muito mais excitante do que objetivos financeiros.


MANTENHA A CALMA


Um estudo realizado em uma Faculdade de Administração examinou as qualidades que as empresas procuram identificar na promoção de seus gerentes mais jovens para cargos executivos de primeiro escalão, principalmente para o cargo de gerente geral. O estudo conclui que são duas essas qualidades. A primeira é capacidade de montar um time e funcionar como parte dele. A segunda qualidade exigida para uma rápida promoção é a capacidade de funcionar bem sob pressão, principalmente nas crises, situações para as quais o artigo da Fortune recomenda manter sempre a calma. Mas, para manter a calma é preciso praticar a paciência e o autocontrole virtualmente sob qualquer circunstância. O caráter e a qualidade de um líder normalmente ficam demonstrados naqueles momentos críticos, sob fogo, com todo mundo observando e fazendo anotações. Se você conseguir manter a cabeça no lugar, quando todos em sua volta estão perdendo as suas, e culpam você por isso, então o mundo será todo seu, e tudo o que nele existe. Uma das causas principais do insucesso na administração é falta de habilidade de desenvolver um bom relacionamento com colegas, quase sempre identificado pela raiva, crítica, explosões emocionais e a incapacidade de fazer com que outras pessoas sintam-se como membros valiosos dentro do empreendimento.


ENCORAJE A CORRER RISCOS


Deixar que as pessoas experimentem coisas diferentes e permitir que cometam erros honestos. Na verdade cada um de nós mantém razoavelmente encoberto o medo de falhar, e cabe ao líder deixar bem claro que ninguém será penalizado ou excluído por tentar fazer alguma coisa que venha a não dar certo. Thomas J. Watson Sr., fundador da IBM e grande formador de pessoas, adotava uma atitude correta com relação aos erros. Um dos seus jovens vice-presidentes tinha encetado um projeto de pesquisa de 10 milhões de dólares que foi um fracasso e teve de ser contabilizado como prejuízo. Ao ser chamado à sala Watson, o vice-presidente foi logo dizendo, “Bem acho que fui chamado até aqui para ser despedido”.Watson respondeu, “Demiti-lo? Por que faria isso. Acabei de gastar 10 milhões de dólares para educá-lo! Agora vamos falar do seu próximo projeto”. Isso é liderança. Líderes eficazes aceitam erros honestos e apoiam as pessoas para que aprendam com seus erros e cresçam a partir deles. Preferem olhar para o futuro a parar no passado.

Ao invés de se preocuparem com o que aconteceu e de quem foi a culpa, põem o passado de lado e passam a adotar ações positivas e construtivas.


SEJA UM PERITO NA SUA ESPECIALIDADE


Conheça o que você está fazendo, do começo ao fim. Dedique o tempo que for necessário para dominar completamente os conceitos e técnicas essenciais do seu trabalho ou profissão. Conhecimento é poder. Especialização técnica é poder. Um item de informação adicional ou grau de habilidade pode fazer muita diferença no momento crítico.


ACOLHA DISCORDÂNCIAS


Procure criar um ambiente onde as pessoas sintam liberdade de dizer o que lhes passa pela cabeça. Todo mundo é sensível à desaprovação de seus superiores. Líderes eficazes têm consciência disso e vão a extremos para solicitar a opinião espontânea e a reação honesta das pessoas com quem trabalham.


SIMPLIFIQUE AS COISAS


A sétima chave é simplificar. Warren Banas, que escreveu o best-seller “Leaders com Burton Ennis”, diz que uma das primeiras leis da liderança é que se deixarmos correr solto, o detalhe burocrático e o serviço induzido pelo trabalho criativo e o planejamento do futuro. Para combater essa tendência de se envolver com os detalhes, cada um deve disciplinar-se e definir prioridades bem claras, passando a fazer primeiro o que tem de ser feito primeiro, uma coisa de cada vez. Você deve concentrar sua energia nas poucas áreas que podem gerar resultados importantes. Você deve perguntar-se sempre o quê você pode fazer, e só você pode fazer, que uma vez bem feito realmente faça diferença. Tudo o mais deve ser delegado.


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