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04 junho 2015

A LIDERANÇA TRANSACIONAL E A TRANSFORMACIONAL - O PATRÃO E O LÍDER – DIFERENÇAS - TEORIAS “X” E “Y” DE MC GRAGOR - MANUAL DE LIDERANÇA


A LIDERANÇA TRANSACIONAL E A TRANSFORMACIONAL

Ao longo do desenvolvimento de sua carreira, você passa de empregado a supervisor, de supervisor a gerente e, finalmente, de gerente a líder. Os gerentes e alguns líderes se envolvem no que se denomina liderança transacional: disponibilização e gerência de pessoas e recursos com o objetivo de alcançar resultados. Contudo, no topo da escala de liderança, defrontamos-nos com a liderança transformacional. Liderança transformacional define-se como sendo o tipo de liderança que desperta emoções, que mexe com os recursos espirituais e emocionais de uma organização.

A liderança transformacional confere poder às pessoas, para que superem todos os níveis anteriores em termos de realizações. Conferir poder (Empowerment) é a chave. Líderes transformacionais são aqueles que obtêm desempenho extraordinário a partir de homens e mulheres ordinários, comuns. Um líder de qualidade superior é como um catalisador no processo químico: faz que todos os ingredientes trabalhem em conjunto, de forma superlativa.

Essa função característica da liderança torna-se tanto mais importante na medida em que as equipes de executivos passam a ser dominadas por indivíduos mais jovens: homens e mulheres altamente individualistas, à procura de sentido e propósito cada vez mais elevadas no desenvolvimento de suas carreiras. Esses jovens já não se impressionam com a hierarquia ou autoridade. Quando não obtêm a satisfação que esperam do seu trabalho, simplesmente procuram outro e, quanto melhores os empregos que obtêm, tanto mais facilmente estão dispostos a trocar um pelo outro.

A liderança transacional é essencial para que as coisas sejam feitas, mas é a liderança transformacional que fornece o ingrediente emocional que leva a organização e seus membros a graus de excelência em termos de desempenho.

Os líderes transformacionais adotam certos comportamentos que fazem com que as pessoas se sintam mais fortes, mais felizes, mais confiantes e mais comprometidas.

O primeiro desses comportamentos é a delegação de altos níveis de responsabilidade, em favor de resultados. Escolhem as pessoas certas, encontram as funções, saem do caminho e deixam o indivíduo com toda a liberdade para operar. Um líder é ainda melhor quando as pessoas mal sabem que ele existe. Ao terminar o seu trabalho, com os objetivos já atingidos, as pessoas mal sabem que ele existe. Ao terminar o seu trabalho, com os objetivos já atingidos, as pessoas dirão que elas próprias fizeram o trabalho.

Em um estudo recente, as pessoas foram solicitadas a descrever seus melhores chefes.

Nas respostas, muitas vezes as pessoas disseram coisas como, “Raramente o via” ou “Ele me deixava à vontade” ou “Ela me dava toda a liberdade para fazer meu trabalho”. Há um sentimento de liberação e de poder quando sentimos que recebemos a confiança de uma responsabilidade importante, com todo a liberdade de desenvolver seu cumprimento. A pessoa certa casada com a função certa cria o ambiente ideal para desempenho excepcional. Essa é uma das funções principais da liderança: casar pessoas e tarefas.

Um comportamento característico de líderes transformacionais é a atitude confiante quanto a expectativas positivas. Esses líderes irradiam a crença em si próprios e na habilidade de seus liderados para atingir o sucesso. Eles sabem que os líderes definem o tom psicológico para toda organização, de modo que deixam transparecer sempre uma atitude positiva, por mais difíceis que possam parecer as situações externas. Os líderes transformacionais transferem um sentimento de poder aos outros, mantendo-os informados sobre tudo que afeta o seu trabalho. As pessoas desejam e precisam sentir-se por dentro de tudo, e que são mantidas a par de todas as informações confidenciais da organização. O outro lado dessa moeda é saber que não há nada mais desmotivador do moral das pessoas do que fazer com que se sintam afastadas das informações.

O comportamento final positivo adotado pelos líderes transformacionais é fornecer informações de avaliação de desempenho e resultados. As pessoas precisam saber como estão se saindo, de modo que possam melhorar seu desempenho se estiver deficiente, ou para que sintam orgulhosas do seu sucesso, se seu desempenho estiver acima da média. Quanto mais informação, melhor, desde que as avaliações sejam objetivas e não apenas críticas.

Ken Blanchard, autor de “One Minute Manager”, afirma que “O feedback positivo é o café da manhã dos campeões”.“Os líderes têm a visão para enxergar o que precisa ser feito, a habilidade para saber como fazê-lo, e a sabedoria de trazer outras pessoas para ajudar a cumprir a tarefa mais imediata”.

Seja generoso com seus elogios e palavras de encorajamento. Lembre-se de que as pessoas são os únicos ativos que adquirem mais valor quando tratados com calor, respeito, aprovação e um clima de expectativas positivas.

Empresas, países e instituições precisam hoje de visionários corajosos, comprometidos em criar um futuro excitante para si próprios e para as outras pessoas. Cada pessoa tem dentro de si a capacidade de desenvolver-se e crescer como líder, e realmente fazer a diferença neste mundo. Uma coisa da qual você pode ter certeza com relação a você mesmo, é que você pode realizar muito mais, não obstante o muito que você já tenha realizado até hoje. Na medida em que você adotar o comportamento de líderes eficazes, você irá crescer mais e mais no caminho da plena realização de seu potencial.


O PATRÃO E O LÍDER – DIFERENÇAS




TEORIAS “X” E “Y” DE MC GRAGOR


A teoria X e Y de Douglas Mc Gregor consiste nas seguintes afirmações:


Teoria X


. O homem é motivado exclusivamente por incentivos econômicos “salário”.

. Como esses incentivos são controlados pela organização, o homem é um agente passivo que precisa ser administrado, motivado e controlado.

. As emoções humanas são irracionais e não devem interferir no auto-interesse do indivíduo.

. As organizações podem e devem se planejadas de tal forma que os sentimentos e as características imprevisíveis passam ser neutralizadas controladas.

. O homem é essencialmente preguiçoso e deve ser estimulado por incentivos externos.

. Os objetivos individuais em geral se opõem aos objetivos da organização.

. Em virtude de sua irracionalidade intrínseca, o homem é capaz de autocontrole e autodisciplina.

. As pessoas devem ser persuadidas, recompensadas, punidas, coagidas, controladas.



TEORIA Y

. O homem não tem desprazer em trabalhar. Dependendo de condições controláveis, o trabalho pode ser uma fonte de satisfação ou uma fonte de punição.

. O controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter o esforço de alcançar os objetivos organizacionais. O homem deve exercitar a auto direção e autocontrole a serviços dos objetivos que lhe são confiados.

. Confiar objetivos é função de premiar, associado com seu alcance efetivo.

. O homem aprende não só a aceitar, mas também procurar responsabilidade.

. Sob as condições da moderna vida industrial, as potencialidades intelectuais do homem são parcialmente utilizadas.



. A teoria y incentiva administração descentralizada.


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