...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2015

Os sistemas - Sistema hidráulico - Sistema de alimentação - Sistema de combustível - Sistema de lubrificação - Sistema de resfriamento - Sistema elétrico - Sistema de ignição - Sistema de proteção contra fogo - Outros sistemas - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


Os sistemas

Sistemas são conjuntos de diferentes partes destinadas a cumprir uma determinada função em uma aeronave, que são:


Sistema hidráulico

No avião, denomina-se sistema hidráulico o conjunto das partes destinadas a acionar componentes por meio da pressão transmitida por um fluido.

Nas aeronaves de maior porte, é usado para acionar o profundor, o leme, o controle da direção do trem do nariz, os flapes, recolher o trem de pouso, etc..

Nos pequenos aviões, o sistema hidráulico é utilizado apenas para acionar os freios, pois a força muscular do piloto é suficiente para acionar os outros comandos.


Sistema de alimentação

O sistema de alimentação tem por finalidade fornecer a mistura ar-combustível ao motor, na pressão e temperatura adequadas e livre de impurezas.


Sistema de combustível

O sistema de combustível tem a finalidade de armazenar o combustível e fornecê-lo ao motor.

Os tanques de combustível das aeronaves ficam localizados nas asas e em algumas aeronaves também podemos encontrar tanques auxiliares na parte inferior da fuselagem.



Sistema de lubrificação

É o sistema responsável por lubrificar as partes móveis de um motor.


Sistema de resfriamento

Daí surge a necessidade do resfriamento ou arrefecimento do motor. Basicamente, têm-se dois sistemas de arrefecimento: o resfriamento a líquido e o resfriamento a ar.


Sistema elétrico

A eletricidade no avião é utilizada para muitos fins, tais como: a ignição e a partida dos motores, o acionamento de acessórios, como as bombas elétricas, o trem de pouso, etc. Serve também para a iluminação, a radiocomunicação e a navegação.


Sistema de ignição

O sistema de ignição tem a finalidade de produzir as centelhas nas velas, para provocar a combustão da mistura nos cilindros.


Sistema de proteção contra fogo

É o sistema que tem a finalidade de detectar e extinguir um incêndio que venha a ocorrer na aeronave, sendo acionado pelo piloto, após ter recebido um sinal sonoro e visual que partiu dos detectores de calor, instalados nos pontos mais prováveis de ocorrência de um incêndio.


Outros sistemas

Aos sistemas acima mencionados, podem-se adicionar os seguintes: sistema de degelo e antigelo, sistema de calefação, sistema de pressurização, sistema de ar condicionado, sistema pneumático, sistema de iluminação externa e piloto automático.



Nenhum comentário:

Postar um comentário