...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2015

Operações de Salvamento em Locais de Difícil Acesso - SICOE - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


Operações de Salvamento em Locais de Difícil Acesso

Nos aeroportos onde o número de chegadas e saídas de aeronaves é considerável e cujas aproximações e decolagens se fazem por algum tempo sobre locais onde existam extensões cobertas por água, zonas pantanosas ou outras variedades de terreno difícil, na vizinhança imediata do aeroporto, onde as viaturas não possam proporcionar uma resposta rápida e eficaz, a administração aeroportuária deve prever procedimentos e equipamentos especiais para fazer frente a um eventual acidente que possa ocorrer nesses locais.

Não é necessário que o aeroporto disponha desses meios, caso eles existam e estejam disponíveis em outros locais próximos, como parte integrante de um plano de emergência aeroportuária. No entanto, a administração do aeroporto tem de planificar, especificando as atribuições e áreas de atuação daqueles que se comprometam a prestar os serviços auxiliares de salvamento.

Ao preparar o seu plano detalhado, a administração do aeroporto deve levar em consideração todos os serviços e as instalações que se ocupam da busca e do salvamento, para poder delinear, de forma clara, a divisão de responsabilidades no caso de um acidente aeronáutico que venha a ocorrer nas vizinhanças do aeroporto.

Todas as operações e simulados que visem a testar a eficácia operacional devem ser necessariamente nos moldes do SICOE, para garantir a mobilização eficaz de todos os recursos disponíveis.

O objetivo primordial de cada operação é criar condições, nas quais seja possível a sobrevivência e permita realizar com êxito a operação total de salvamento. Esse conceito pressupõe que, ao dar uma resposta rápida ao acidente, será proporcionado um primeiro socorro, enquanto se aguarda a chegada de uma equipe mais completa. O objetivo da primeira fase é reduzir os riscos imediatos que ameaçam os sobreviventes, protegendo-os e prestando-lhes os primeiros auxílios em relação às lesões recebidas, e empregar os equipamentos de comunicações, para determinar a localização exata dos lugares aonde as equipes adicionais de salvamento deverão ir.

A grande importância nessas operações é o salvamento, não tendo necessariamente de incluir atividades de combate a incêndio. Caso o incêndio venha a ocorrer, a demora normal das viaturas de salvamento para alcançarem os locais de difícil acesso, onde se deu o acidente, provavelmente, impedirá a realização eficaz das operações necessárias para dominar o incêndio.

As dimensões dos equipamentos de salvamento devem guardar uma relação de proporção, com a capacidade da aeronave de maior tamanho que, normalmente, utiliza o aeroporto.


Os tipos de terrenos mais difíceis para a atuação das equipes de salvamento que requerem equipamentos especiais são:

- O mar e outras grandes extensões de água adjacentes ao aeroporto;

- Os pântanos e outras superfícies similares, em especial os estuários dos rios que tenham marés;

- As zonas montanhosas.


Os equipamentos que deverão ser empregados para a realização das operações de salvamento variam segundo o ambiente no qual essas operações deverão se desenrolar. As instruções a serem dadas ao pessoal encarregado das operações de salvamento deverão incluir, sem dúvida, as condições do terreno.


Em todas as situações, o equipamento básico deve compreender:

- Equipamento de comunicações, preferencialmente um rádio transmissor/receptor que opere na freqüência atribuída às equipes de Salvamento e Combate a Incêndio, bem como equipamentos de sinalização visual;

- Equipamentos de auxílio à navegação;

- Bolsas de primeiros socorros;

- Equipamentos salva-vidas, incluindo coletes salva-vidas, quando se trata de acidentes que ocorram na água, barracas de campanha, mantas impermeáveis e água potável;

- Equipamentos de iluminação;

- Cordas, megafones e ferramentas diversas, tais como alicates e facas para cortar arames e cintos de segurança.


Dentre os tipos de veículos que devem ser previstos para as operações de salvamento em locais de difícil acesso, podem-se citar:

- Helicópteros;

- Aero barcos;

- Lanchas de vários tipos e calados;

- Veículos anfíbios;

- Veículos sobre lagartas;


- Veículos todo terreno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário