29 maio 2015

O avião e seus componentes - A asa - Classificação - A fuselagem - A empenagem - O trem de pouso - O grupo motor-propulsor - Motor radial à pistão - Motor à reação - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


O avião e seus componentes

O avião é um veículo mais pesado que o ar, impulsionado por um ou mais motores e destinada ao transporte de pessoas, cargas ou ambas, e compõe-se, basicamente, das seguintes partes: a asa, a fuselagem, a empenagem, o trem de pouso, a fonte propulsora ou grupo moto-propulsor e os sistemas.



A asa

É uma superfície plana, horizontal, é o principal aerofólio do avião, sendo a grande responsável pela sustentação do peso da aeronave durante o vôo, ou seja, sua função principal é manter o avião no ar.

A asa também exerce algumas funções secundárias, tais como: alojamento do trem de pouso, dos tanques de combustível, equipamentos para medição e fotografia, armamentos, berço dos motores, etc.

A parte da frente da asa que primeiro entra em contato com os filetes de ar é chamada de Bordo de Ataque e a parte traseira por onde o vento escoa, é chamada Bordo de Fuga.



Classificação dos aviões quanto à asa

- Quanto ao número de asas, os aviões podem ser monoplanos ou biplanos (Figura 10);

- Quanto à forma em planta, as asas podem ser retangulares, trapezoidais, elípticas, “em delta”, etc.



A fuselagem

A fuselagem é a parte do avião onde estão fixadas as asas e a empenagem. Ela aloja os tripulantes, os passageiros e as cargas; contém ainda os sistemas do avião e, em muitos casos, o trem de pouso, o motor, etc.


A empenagem

A empenagem é um conjunto de superfícies destinadas a estabilizar o vôo do avião. É basicamente a cauda da aeronave. Ela é presa à parte posterior da fuselagem e tem por finalidade proporcionar a estabilidade do avião em vôo e mudanças de direção (superfície vertical) e altitude (superfície horizontal).


O trem de pouso

O trem de pouso ou de aterragem é o conjunto das partes do avião, destinadas a apoiá-lo no solo, sendo ainda responsável por amortecer os impactos do pouso, frear o avião e controlar a direção no taxiamento ou manobras no solo.

Quanto à sua mobilidade, o trem de pouso pode ser fixo, retrátil ou escamoteável.

Normalmente, o trem de pouso é recolhido por meio de um mecanismo hidráulico ou elétrico, ou então por um sistema manual de emergência. Logo após o piloto acionar uma chave ou alavanca para baixar o trem, acende-se uma luz no painel para cada “perna” do trem de pouso, avisando que elas estão baixadas e travadas.


A luz do painel não acender, caracteriza uma emergência e nesse caso, as viaturas deverão se posicionar na pista para qualquer emergência durante o pouso.


O grupo moto-propulsor

O grupo moto-propulsor serve para produzir a tração necessária para vencer a resistência do ar. É constituído pelo conjunto motor mais hélice, quando o motor for convencional (a pistão) ou turbo-hélice, e somente motor, quando ele for a reação (turbina).





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