...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2015

HELICÓPTEROS - Principais características - Perigos - Principais riscos - Perda de controle próximo ao solo - Velocidade de rotação dos rotores - Área de segurança - Operação de salvamento e combate a incêndio - Acidentes sem incêndio - Acidentes com incêndio - Informações necessárias e importantes a conhecer - Procedimentos - Abordagem com motor em funcionamento - Aproximação frontal - Zonas de aproximação - Procedimentos de aproximação - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


HELICÓPTEROS

São aeronaves de asa rotativa, a qual, sua sustentação se dá devido o giro do rotor principal, podendo pousar e decolar em pequenas áreas, num eixo vertical ou inclinado em qualquer direção.


Principais características

É uma aeronave construída em alumínio, titânio e compostos de magnésio, sendo que as hélices do rotor principal funcionam como asas e o rotor traseiro funciona como leme, podendo o motor ser a pistão ou turbina.

Seus tanques de combustível podem ter capacidade que varia de 280 a 4000 litros, e podem ser Internos (embaixo do compartimento de carga) ou Auxiliares (localizados dentro da cabine, na seção traseira ou externos).

Os motores podem ser convencionais (pistão) ou a reação (turbina), sendo que nos motores convencionais o tanque de combustível se localiza acima do motor e nos motores a reação o tanque se localiza abaixo dos motores. Pode ter um ou dois motores.


PERIGOS

A maior probabilidade de acidente ocorre durante as operações de pouso e decolagem, existindo um grande risco de toque dos rotores em algum obstáculo.


PRINCIPAIS RISCOS

Como regra geral, podemos descrever os seguintes riscos em um helicóptero

• Diminuição da distância (altura) entre o solo e o disco do rotor principal:

- Abertura dos esquis ou afundamento;

- Quebra ou afundamento no solo de um dos trens de pouso;

- Pouso em terrenos inclinados;

- Pouso em locais sem firmeza do solo;

- Vento forte (pode se aproximar até 1,3 m do solo).


Perda de controle próximo ao solo:

Pode ocasionar queda da aeronave, contato com os rotores em movimento e incêndio.


Velocidade de rotação dos rotores:

Os rotores são difíceis de serem visualizados causando a ilusão de estarem “invisíveis”, principalmente os rotores de cauda, que giram a razão de sete vezes em relação ao rotor principal.



ÁREA DE SEGURANÇA:

É uma área livre de obstáculos, com diâmetro equivalente a duas vezes a distância entre a cauda e o disco de rotação do rotor ou entre as extremidades opostas dos discos dos rotores principais, para as aeronaves com dois rotores.




OPERAÇÕES DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO

A prioridade em caso de acidente é o salvamento de vítimas, sendo essencial para o salvamento de tripulantes e passageiros o controle da área em chamas.


ACIDENTES SEM INCÊNDIO

Em caso de queda da aeronave, sem incêndio, todo combustível derramado deve ser coberto por espuma, observando e tomando cuidado com os motores e materiais aquecidos.

Durante a operação de evacuação e resgate, deve ser mantido um bombeiro a postos com uma linha, com esguicho de neblina.

Desligar bateria, sistema de combustível hidráulico, caso não tenha sido desligado pelo piloto.


ACIDENTES COM INCÊNDIO

No caso de acidente da aeronave com incêndio deve-se controlar o fogo nos líquidos inflamáveis derramados, permitindo a aproximação e atacar o fogo na área da cabina, procurando obter o controle rapidamente e dentro do possível efetuando a aproximação do fogo com o vento pelas costas, sendo a aplicação dos agentes extintores determinada pela localização dos ocupantes e pelas chamas.

Para efetuar o salvamento dos ocupantes a melhor forma é pelas portas, para isso deve ser aberta uma ventilação na cabina rapidamente, a fim de evitar a asfixia de seus ocupantes.

Enquanto durar a evacuação dos ocupantes um bombeiro com uma linha, com esguicho de neblina, deve ser mantido a postos, mesmo após a extinção das chamas.

Havendo fogo na nacele do motor, a mesma deverá ser inundada com espuma/neblina ou halon, através das janelas de inspeção e não se deve abrir de imediato a carenagem do mesmo, sob o risco de provocar a reignição das chamas, por causa da renovação do ar (rico em oxigênio) diminuir a concentração do agente extintor.

Toda a abertura de bagageiros ou compartimentos de carga deverá ser realizada com cuidado, evitando-se a abertura total e rápida de suas respectivas portas, por causa da possibilidade de haver fogo lento no interior delas. Os helicópteros militares podem ser armados com canhões metralhadores fixos e/ou móveis, casulos de foguetes laterais, miras laser e flair, exigindo os mesmos cuidados quanto ao posicionamento das equipes de bombeiros e das viaturas.


INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS E IMPORTANTES A CONHECER

As equipes de bombeiros devem possuir alguns conhecimentos técnicos e características dos helicópteros para uma atuação eficiente, como:

- Área de corte na fuselagem;

- Abertura de portas;

- Procedimentos de desligamento de baterias e sistema elétrico;

- Corte do abastecimento de combustível dos tanques para as tubulações;

- Conhecer os diversos tipos de helicópteros;

- Helicópteros de grande porte podem possuir APU, sistema de oxigênio de emergência, sistema fixo de extinção de fogo nos motores e bagageiros, sistema de flutuante inflável para emergências, guincho, etc.; as equipes devem conhecer a área de operação dos helicópteros.


PROCEDIMENTOS

As equipes de bombeiros devem posicionar-se sem ultrapassar o limite de segurança, enquanto aguardam a parada total dos rotores. Em caso de princípio de incêndio com os rotores girando, usa-se o canhão monitor ou linha de apoio respeitando a área de segurança.


ABORDAGEM COM MOTOR EM FUNCIONAMENTO:

- Ter em mente o perigo do rotor de cauda, jamais passar próximo ao mesmo;

- Se aproximar sempre a vista do piloto (aguardar sua sinalização);

- Em terreno desnivelado sempre se aproximar pelo declive e nunca pelo aclive;

- Para embarcar ou desembarcar, combater incêndios ou proceder a um salvamento em helicópteros com o motor em funcionamento, deve-se penetrar perpendicularmente em relação ao eixo do seu comprimento;

- Esta penetração deve ser feita agachado nos aparelhos que têm rotor principal baixo;

- Equipamentos carregados horizontalmente e abaixo do nível da cintura;

- Prender pedaços soltos de roupa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário