...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2015

FAMILIARIZAÇÃO COM AERONAVES - Considerações iniciais - Quatro forças fundamentais - O Peso - A tração ou impulsão - A sustentação - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


FAMILIARIZAÇÃO COM AERONAVES


Devido à grande importância que representa para a sobrevivência das tripulações e passageiros de uma aeronave, no caso de ocorrer um incidente ou acidente aeronáutico, os conhecimentos acerca dos detalhes construtivos de um avião, bem como dos sistemas que o possibilitam operar, são fundamentais para os bombeiros encarregados do salvamento e combate a incêndios em uma aeronaves.

Dessa forma, é imperativo que os bombeiros, quando atenderem às ocorrências envolvendo aeronaves, tenham um conhecimento dos diversos tipos de aviões existentes, bem como dos sistemas neles incorporados, para que possam atuar de forma rápida e eficiente.


Considerações Iniciais

Sendo mais pesados do que o ar, os aviões dependem de suas asas para obter a sustentação necessária ao vôo e da força de seus motores para avançar e superar o seu próprio peso.


Quatro forças fundamentais e diferentes agem sobre o avião enquanto voa: o peso, o arrasto, a tração (impulsão) e a sustentação.


O peso é a soma do peso básico do avião, mais os passageiros, a carga e o combustível.


O arrasto é a ação do ar que opõe resistência ao avião à medida que este avança. A forma da fuselagem e das asas são fatores importantes na superação desta resistência.


A tração ou impulsão é obtida pela ação do ar que sai em alta velocidade dos motores.


A sustentação é obtida por meio do perfil aerodinâmico das asas. Para um melhor aproveitamento das reações úteis (sustentação), oferecidas pelo ar ao corpo em movimento, criou-se uma superfície aerodinâmica, capaz de aproveitar ao máximo essas reações. Essa superfície recebe a denominação de aerofólio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário