...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2015

COMUNICAÇÕES E ALERTAS - Meios de Comunicação - SESCINC - SCI - SACI - Equipamento de escuta de comunicação - CCI - Equipe - Telefone para a comunicação de ocorrência de incêndio - Sinal luminoso do órgão de controle de tráfego aéreo - Sinais luminosos emitidos pela TWR - Comando da Aeronáutica - DIRENG - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


COMUNICAÇÕES E ALERTAS

Muitos aspectos das operações de salvamento e combate a incêndios em aeronaves são diretamente influenciados pelos sistemas de comunicações existentes no local. Comunicações claras de ordens emanadas do escalão superior reduzem a possibilidade de confusão e auxiliam na melhora do emprego dos recursos disponíveis.

Adicionalmente, uma comunicação eficiente promove um trabalho em equipe e evita atitudes individuais que possam comprometer as operações. Além disso, uma boa comunicação é essencial para estabelecer o sistema de comando e operações em emergências.

O aeroporto deve dispor de meios e procedimentos de comunicação e alarme que possibilitem, nos casos de emergência, imediato acionamento e perfeita coordenação dos recursos de salvamento e contra-incêndio, previstos nos planos de emergência do aeroporto.

Os sistemas de alarme e de comunicação previstos para serem utilizados nos casos de emergência devem oferecer confiabilidade, clareza, rapidez de emprego e integrar adequadamente o SESCINC aos demais setores participantes dos planos de emergência do aeroporto.

Os meios de comunicações, para fins operacionais do aeroporto, devem estar disponíveis obrigatoriamente nos postos e nas viaturas do SESCINC.


Meios de Comunicação

Em regra, admitem-se como essenciais os seguintes meios:

Comunicação direta ou bilateral do órgão de tráfego aéreo com a SCI e com os Setores Avançados (SACI);

As comunicações diretas ou bilaterais entre o órgão de tráfego aéreo (TWR) e a SCI devem ser estabelecidas de imediato quando da ocorrência de uma emergência aeronáutica, possibilitando dessa forma despachar os recursos disponíveis para o salvamento e combate a incêndio, mobilizando todos os meios necessários para bem atender a qualquer caso de emergência. Essas comunicações poderão ser efetuadas por sirene, telefone ponto-a-ponto, telefone comum, radiofonia e outros meios que estiverem disponíveis no momento.


Equipamento de escuta de comunicação

Deverá haver na SCI equipamentos que possibilitem a escuta das comunicações realizadas entre o órgão de controle de tráfego aéreo do aeroporto com as aeronaves que estejam tanto em vôo como no solo, para um melhor acompanhamento das rotinas do aeroporto, em especial a possibilidade da ocorrência de uma emergência aeronáutica.


Comunicação dos CCI com as equipes de salvamento

As comunicações entre os veículos de salvamento e contra-incêndio e o pessoal encarregado do atendimento da ocorrência poderão ser feitas com a utilização de um megafone, que deverá ser levado pelo CCI.


Comunicação entre o chefe de equipe e os demais integrantes da equipe engajada nas operações

A comunicação entre o chefe e os demais integrantes da equipe que está engajada nas operações de socorro poderá ser efetuada por meio de megafone portátil, apito, gestos ou outros que melhor se adequarem ao momento.


Telefone para a comunicação de ocorrência de incêndio

O telefone a ser utilizado para a comunicação de qualquer ocorrência de incêndio deverá ser de fácil memorização, facilitando o acionamento das equipes responsáveis pelo atendimento às emergências.


Sinal luminoso do órgão de controle de tráfego aéreo

Como a comunicação não se restringe apenas ao contato formal com a TWR, outros setores do aeroporto, viaturas, etc., as TWR poderão utilizar pistolas de sinais luminosos para comunicar-se com as aeronaves ou viaturas que estejam desprovidas de equipamento de rádio ou em decorrência da inoperância deste.

Estas pistolas emitem feixes luminosos na cor selecionada pelo controlador de vôo (verde, vermelha ou branca) que alcançam até cinco quilômetros durante o dia e quinze quilômetros, durante a noite.



Alfabeto Fonético da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI)

Com o objetivo de se obter a clareza e confiabilidade necessárias à comunicação oral, os integrantes das equipes de bombeiros devem utilizar o código internacional de comunicação utilizado pelos órgãos de controle de tráfego aéreo, apresentados pelo Manual de Fundamentos do Corpo de Bombeiros.


Caso a informação de um acidente aeronáutico for passada diretamente no Posto de Bombeiros, as equipes devem tomar as providências de socorro de imediato, informando o Centro de Comunicações e os órgão de Controle de Tráfego Aéreo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário