...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

06 fevereiro 2015

Malária - Mosquitos do gênero Anopheles - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO



A malária é transmitida pelos mosquitos do gênero Anopheles e atinge 80% do território brasileiro. 



Os grandes ornitólogos Olivério Mario de Oliveira Pinto e Helmut Sick foram acometidos de malária em suas andanças pelos sertões. 

O quadro clínico caracteriza-se pelos acessos febris típicos que apresentam três fases bem distintas que são: calafrio, febre, sudorese. 

O mosquito transmissor se reproduz em águas naturais como rios, lagos, riachos, áreas irrigadas, represas, etc. O controle é feito com medidas de saneamento como desobstrução de valas e canais, limpeza de vegetação e inclinação das margens dos rios, retificação de cursos d'água, drenagem de pântanos e outras, medidas estas muitas vezes infelizmente de grande impacto ambiental. 

Nas habitações pode-se eliminar os mosquitos com o uso de inseticidas de ação residual, instalação de telas, mosquiteiros e roupas adequadas e o uso de repelentes. Há regiões onde a malária se transmite durante todo o ano e outras onde só ocorre na chamada "estação de malária". 

Uma alternativa de proteção contra a malária é a quimioprofilaxia, ou seja, o uso de um medicamento para evitar que se contraia a doença, que não funciona em 100% dos casos. 

O tipo de medicamento, a dose e o tempo de uso dependem de diversos fatores, como o tempo que o indivíduo permanecerá na região endêmica, o tipo de Plasmodium (protozoário causador da doença) existente na área e sua resistência aos medicamentos. Portanto, o uso destes medicamentos deve ser feito sempre com orientação médica, principalmente porque podem também causar efeitos colaterais importantes. Nos últimos anos muitos avanços foram conseguidos para obtenção de uma vacina, que ainda não está disponível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário