...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 fevereiro 2015

Leishmaniose Cutâneo-mucosa - Protozoário Leishmania brasiliensis - Cachorro e Gato - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO



A leishmaniose cutâneo-mucosa é uma infecção causada por um protozoário, a Leishmania brasiliensis e atinge quase exclusivamente a pele e mucosas. 



É uma zoonose de roedores silvestres e se transmite ao homem e animais domésticos, como o cão e gato, pela picada de mosquitos flebótomos (gênero Phlebotomus), vulgarmente chamados no Nordeste de "mosquito-palha" e no sul do Brasil de "birigui".



Medem 2 milímetros de comprimento e picam geralmente ao pôr do sol e à noite, deixando uma lesão com intenso prurido. Os criadouros são locais úmidos e sombrios, como em ocos de árvores. Esta doença tem ampla distribuição no país, ocorrendo em praticamente todos os estados. Sua ocorrência está quase sempre associada com a presença de mata na região. Ela se manifesta inicialmente por úlceras na pele, em geral indolores. Existe tratamento medicamentoso eficaz. A principal medida de prevenção individual é evitar contato com os mosquitos transmissores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário