03 fevereiro 2015

Escorpiões - Tityus serrulatus - Escorpião amarelo - Tityus bahiensis - Escorpião marrom - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO


Escorpiões

Há centenas de espécies, mas apenas as do gênero Tityus têm importância médica, sendo mais graves os causados pelo escorpião amarelo, Tityus serrulatus. Os acidentes são relatados em todas as regiões do Brasil. No Sudeste os acidentes são mais frequentes na primavera. No Estado de São Paulo apenas duas espécies são responsáveis pelos acidentes de importância médica (T. serrulatus e T. bahiensis). São noturnos, ficando durante o dia escondidos sob cascas de arvores, pedras, troncos podres, folhas no chão, madeiras empilhadas, junto a domicílios e onde o lixo doméstico fornece alimento fácil.

Nos adultos ofendidos, geralmente os sintomas (quadro leve) são apenas forte dor local irradiada, com edema e sudorese local. Sinais e sintomas de acometimento mais grave (quadro moderado) envolvem, além da dor local, manifestações sistêmicas como sudorese, náuseas, vômitos (quando profusos prenunciam gravidade), agitação, sialorréia e manifestações cardio-respiratórias. O quadro grave se caracteriza também por uma ou mais das seguintes manifestações: bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar, choque, convulsões e coma.

Crianças e idosos podem evoluir para as formas mais graves com muito mais frequência. Pela impossibilidade de se prever a evolução de cada caso, o melhor a fazer é encaminhar o acidentado a um serviço médico que disponha de soro anti-escorpiônico. Os casos moderados e graves e crianças e idosos de modo geral deverão receber este tratamento. T. serrulatus ocorre na BA, ES, RJ, MG, SP, PR e GO. T. bahiensis ocorre em SP, MT, MS, PR, SC e RS. T. stigmurus ocorre na BA, SE, AL, PE, PB, CE, PI e RS. T. cambridgei ocorre na região amazônica.

Tityus serrulatus - escorpião amarelo


Tityus bahiensis - escorpião marrom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário