...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

01 fevereiro 2015

Como instalar e ligar bomba d´água ( bomba de água - dágua - dagua - de água ) e bóia de nível elétrica ( eletronível ) - Liga/Desliga automático para bombas elétricas - bóia eletronível / microswitch - Bóia virada para baixo - Boia virada para cima - Colocar uma bomba de água para funcionar à seco pode queimá-la - Esquema elétrico de um sistema automático que liga/desliga uma bomba de água elétrica usando bóias eletronível - Bomba ligada / Bomba desligada ( poosição das chaves nas bóias 1 e 2 ) ( Reservatório superior e inferior ) - Bombas desligadas com reservatórios vazios - Obs.: também é correto e muito usado, ligar uma fase da bomba direto na rede, e a outra ligar em série com as duas bóias eletronível


Liga/Desliga automático para bombas elétricas

Para fazer o liga/desliga automático de uma bomba elétrica (também conhecida como moto-bomba) é necessário um conjunto de componentes associados entre a bomba e a rede elétrica. O liga/desliga da bomba será feito segundo uma leitura do nível da água de dentro do(s) reservatório(s). Para fazer essa leitura, usa-se bóia eletronível, ou sensor de nível (micro-bóia que comanda uma micro chave elétrica tipo microswitch).

A bóia eletronível contém no seu interior uma chave microswitch, que abre ou fecha os contatos conforme a posição que a bóia estiver virada (para cima ou para baixo). No cabo que é presa essa bóia, contém no seu interior três fios (a, b e c) ligados nos contatos a, b e c. da chave microswitch, e para ajustar o nível de água desejado dentro do reservatório, usa-se um peso ajustável e preso nesse cabo para determinar os pontos exatos em que deve-se ligar ou desligar a bomba.
Observação importante: se for usar a bóia de nível em bomba com motor trifásico, ou monofásico maior que 1hp em 125V ou 2hp em 250V, deverá instalar um contator (tipo de relê com chave contatora acionada pela bóia de nível). Isso é importante para não haver a queima do motor ou dos contatos da chave microswitch de dentro da bóia eletronível. Para o caso do micro-sensor, o uso do contator é obrigatório para ligar/desligar qualquer tipo de carga (bomba, lâmpada, etc.).
  
Na figura abaixo, a bóia eletronível esta virada para baixo. Nessa posição, o contato (fio) b uni ao contato (fio) c.


        
Na figura abaixo, a bóia eletronível esta virada para cima. Nessa posição, o contato (fio) a uni ao contato (fio) b.



Baseado nessas duas condições (posições), podemos montar algumas configurações para assumirem automaticamente o liga/desliga da bomba.


A configuração mais simples é com apenas uma bóia eletronível instalada dentro do reservatório superior (normalmente uma caixa de água).

As ligações devem ser feitas da seguinte maneira: fio a = isolar; fio b = rede elétrica; fio c = bomba; e o outro pólo da bomba na rede. Assim, a bomba será ligada cada vez que o nível da água no reservatório superior baixar, ou seja, quando a bóia eletronível virar para baixo, fará a união do fio b com o fio c, permitindo a passagem da corrente elétrica.

Quando o reservatório estiver cheio, e a bóia eletronível virar para cima, o fio b irá separar do fio c interrompendo a passagem da corrente elétrica, desligando a bomba.

Esse tipo de configuração só pode ser usada se no reservatório inferior (poço, cisterna, rio, lago, etc.) NUNCA faltar água.

Colocar uma bomba de água para funcionar a seco pode queimá-la, portanto, nunca permita que isso aconteça.


A configuração mais correta e segura, é feita com duas bóias eletronível ligadas em série. Uma instalada no reservatório inferior (subterrâneo, cisterna, poço, rio, lago, etc.), e outra instalada no reservatório superior. Assim, pode-se fazer uma combinação entre as posições das bóias, ajustando os seus pesos e ligações dos fios, para regular exatamente o ponto desejado para ligar ou desligar a bomba.

Veja nas figuras a seguir, alguns exemplos de como deve funcionar esse tipo de configuração.

Obs.: não ilustramos as ligações desse sistema com uso do contator, para facilitar a compreensão do funcionamento das bóias eletronível com o liga/desliga da bomba.


No desenho abaixo é mostrado o esquema elétrico desse sistema na posição de ligado. Isso significa que a corrente elétrica (VCA) está passando pelas bóias e chegando até a bomba.

Essa condição deverá acontecer quando a água do reservatório superior baixar (bóia eletronível 2 virada para baixo). Mas, a bomba só será ligada se no reservatório inferior tiver água para ser bombeada para o reservatório superior (bóia eletronível 1 virada para cima).



Nos próximos dois desenhos é mostrado o esquema elétrico desse sistema na posição de desligado. Isso significa que a corrente elétrica (VCA) não está chegando até a bomba porque foi interrompida em algum ponto; nesse caso, por uma bóia eletronível.

A primeira condição para esse sistema ficar na posição de desligado, é quando o nível da água no reservatório superior estiver cheio (bóia eletronível 2 virada para cima).

Nessa condição, a chave microswitch irá mudar de posição interrompendo a passagem da corrente elétrica, desligando automaticamente a bomba.



A segunda condição para o sistema ficar desligado, é quando a bóia eletronível 1 do reservatório inferior estiver virada para baixo, acusando que o reservatório inferior está vazio; portanto a bomba não pode ser ligada. Isso garante a preservação da bomba.



 Obs.: também é correto e muito usado, ligar uma fase da bomba direto na rede, e a outra ligar em série com as duas bóias eletronível. Veja exemplo na figura abaixo




 Fonte: Sociedade do Sol - Água: Captação, Uso e Reuso
http://www.sociedadedosol.org.br/site/agua/blts_h2o/h2o0087.htm

3 comentários: