...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

03 fevereiro 2015

Aranhas - Armadeira - Marrom - Viúva Negra - Aranha de Grama - Caranguejeira - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO


Aranhas

São de importância médica os gêneros Phoneutria (armadeira), Loxosceles (aranha-marrom) e Latrodectus (viúva-negra). Os acidentes com Loxosceles e Latrodectus podem ter complicações sérias, entre outras, insuficiência renal e choque, respectivamente. Desta forma, estes acidentes sempre indicam o tratamento soroterápico.

Já os acidentes com a armadeira, que são os mais comuns, geralmente causam apenas forte dor local. Aranhas que fazem teias geométricas (circulares, triangulares, etc) não oferecem riscos à saúde humana, causando apenas dor local.


Armadeira

Ocorre em praticamente todo o Brasil. Atinge 3 a 4 cm de corpo e até 15 cm de envergadura de pernas. Os acidentes com a armadeira ocorrem geralmente quando as pessoas manipulam cachos de banana (por isto chamada pelos americanos de "banana spider") ou dentro de casa, ao vestir roupas e calçados. Ela é ativa à noite, ficando durante o dia escondida em locais escuros. Não faz teia.

Quando surpreendida, não foge, colocando-se em posição de ataque, apoiando-se nas pernas traseiras e erguendo as dianteiras, armando-se para picar, daí o nome armadeira. 90% dos casos de picadas apresentam apenas forte dor local com edema no local da picada.

Em outros 9% dos casos, ditos moderados, há também taquicardia, hipertensão arterial, sudorese, agitação, visão turva, vômitos ocasionais, priaprismo e sialorréia. Os casos graves, que felizmente ocorrem em apenas 1% dos acidentes e praticamente restritos a crianças apresentam, além das citadas, diversas outras manifestações graves, que podem incluir convulsões, edema pulmonar, coma e choque.

Nos casos moderados e graves está indicado o tratamento soroterápico. Desta forma é recomendável que todos os acidentados sejam encaminhados a serviço de saúde que disponha deste recurso. Enquanto se aguarda o atendimento especializado, pode-se combater a dor local com analgésicos vial oral (dipirona) ou infiltração de anestésico (lidocaína a 2% sem vasoconstritor) no local da picada ou tronco nervoso.





Aranha-marrom

Pode atingir 1 cm de corpo e 3 cm de envergadura de pernas. Ocorre em todo o Brasil, mas os acidentes são mais comuns nos estados da região sul.

A aranha-marrom é ativa à noite e de dia esconde-se sob-cascas de árvores, folhas secas de palmeiras e também nas casas, atrás de quadros e móveis, nos cantos das paredes, sótãos, garagens, etc. Faz uma teia irregular. É muito pouco agressiva, mas como pode também esconder-se em roupas, pica quando a pessoa se veste, espremendo-a contra o corpo.

Em torno de 70 a 97% dos casos ocorre de imediato apenas edema e eritema no local da picada, ao que geralmente não é dada importância pelo ofendido. A dor local vai se intensificando lentamente, nas primeiras 12 a 36 horas. Posteriormente ocorrem áreas avermelhadas e hemorrágicas, mescladas com áreas de isquemia (aspecto marmóreo) e também febre e exantema, quando geralmente é feito o diagnóstico.

No local podem surgir bolhas e necrose. Os demais casos são da forma cutâneo-visceral, que podem evoluir nas primeiras 24 horas com hemólise intravascular e insuficiência renal, de extrema gravidade. O tratamento de escolha é a administração do soro antiloxoscélico ou antiaracnídico. Pesquisas recentes mostraram que a lagartixa doméstica (Hemidactylus mabouia), é predadora da aranha-marrom, desta forma deve ser protegida e tolerada mesmo dentro de casas. 
  



Viúva Negra

Os acidentes com a viúva-negra são extremamente raros, mas já foram relatados no litoral nordestino, principalmente na BA e também no RJ, SP e RS. Apenas as fêmeas causam acidentes. Geralmente são aranhas de cor preta intensa, sem pêlos evidentes, com abdome bem arredondado. No ventre podem ter uma mancha vermelha, em forma de ampulheta.

Algumas espécies têm cor marrom. É ativa durante o dia e vivem em casas da zona rural, plantações, "salsa da praia", etc. Faz uma teia irregular na vegetação. Os acidentes se dão de forma semelhante aos da aranha-marrom (roupa pessoal, camas) e também em colheitas no campo. Há dor intensa e imediata, acompanhada também de "íngua". Seguem-se contraturas musculares e outros agravamentos, que podem levar ao choque. O tratamento indicado é o uso do soro antilatrodéctico.



Aranha de Grama

A aranha-de-grama ou tarântula, do gênero Lycosa, pica ao ser pisada em gramados ou quando impossibilitada de fuga. É comum em gramados, pastos, junto a piscinas e jardins. Desta forma estas picadas podem ser frequentes, porém destituídas de importância médico-sanitária.

Aranha-de-grama -Yuri F. Messas


As caranguejeiras, a despeito de seu aspecto assustador, causam com sua picada apenas dor local discreta. Mais importante é a dermatite pruriginosa causada pela ação irritante dos pelos situados no dorso do abdômen, que ela desprende quando se sente ameaçada ou é manipulada.

Caranguejeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário