01 fevereiro 2015

Afogamento - Como evitar afogamentos em piscinas, represas, rios e praias - Obedeça as sinalizações nas piscinas, praias, represas e rios - Como socorrer o afogado



Afogamento



EVITE AFOGAMENTOS

Ao andar de barco, caiaque ou lancha, use sempre os equipamentos de segurança. Se o barco virar, você não corre o risco de afogar.



Nunca tire os equipamentos de segurança nem mergulhe em águas desconhecidas.



Obedeça as sinalizações nas praias, represas e rios, pois dela também depende a sua vida.

Mantenha distância das pedras e bocas de rios pois o que lhe parece bonito e atrativo constitui também um perigo de afogamento.



Nunca entre na água após as refeições. Quando estiver na praia ou pescando num rio, coma somente alimentos leves e beba moderadamente. Dessa maneira, não terá congestão nem perderá o equilíbrio.



Não deixe crianças pequenas e que não sabem nadar brincarem sozinhas na praia, na beira de rios, lagos ou piscinas.



Os salva-vidas trabalham para garantir a sua segurança nas praias e locais de banho; porém, se não contarem com a colaboração de todos, muitas pessoas continuarão à morrer afogadas.

Se você precisar de alguma orientação, procure o salva-vidas. Você poderá localizá-lo pelas bandeiras de identificação.


SAIBA COMO SOCORRER O AFOGADO

O afogamento é uma das formas mais comuns de asfixia. Os primeiros socorros são idênticos para crianças e adultos.


Veja como fazer:

Aja com rapidez

Retire o afogado da água o mais depressa possível.

Antes de iniciar a respiração artificial, tire a água que o afogado engoliu e que penetrou nas vias respiratórias.

Para tanto, coloque o afogado de bruços, erguendo-lhe a cintura a uns 45 centímetros do chão, de maneira tal que a cabeça fique mais baixa que os pulmões e o estômago.



Sacuda o afogado para que a água saia. Não perca com isso mais que meio minuto.


Coloque o afogado na posição correta

Em seguida, prepare o afogado para receber a respiração boca a boca. Vire-o de costas e coloque a cabeça dele em posição adequada: com uma das mãos levante o pescoço e com a outra force a cabeça para trás. Em seguida, com os polegares, abra a boca do afogado e verifique se há algum material obstruindo a passagem do ar: sangue, dentadura, vômito, etc. Retire-o antes de iniciar a respiração.


Inicie a respiração boca a boca

Conserve a cabeça da vítima na posição correta, colocando uma das mãos sob o queixo e outra sobre a testa. Com a mão que está sob o queixo, empurre delicadamente o maxilar para trás fazendo com que o pescoço fique esticado e as vias aéreas liberadas. Com os dedos da mão que está sobre a testa, aperte as narinas do afogado para evitar que o ar escape. Ponha sua boca aberta sobre a dele, soprando fortemente até notar a expansão do peito do acidentado.



Afaste, então, sua boca para que haja expulsão do ar e assim se esvazie o pulmão do acidentado. Repita a manobra num ritmo de 15 a 20 vezes por minuto, até que a respiração esteja normalizada. Quando isso ocorrer, coloque o afogado em uma cama aquecida.

Continue a vigiá-lo, pois a qualquer momento poderá cessar novamente a respiração ou ocorrer uma síncope. Ele não deve levantar-se pelo menos por 24 horas.

O mesmo método da respiração boca a boca pode ser aplicado nos casos de asfixia causada por saco plástico enfiado na cabeça, comum nas brincadeiras de crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário