...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 janeiro 2015

Riscos nos ambientes de trabalho - A importância de conhecer os riscos - Avaliação de riscos - Formas de avaliar os riscos - Classificação dos riscos - Riscos Ambientais ( Físicos - Químicos - Biológicos ) - Riscos Ergonômicos - Riscos Mecânicos - Riscos de Acidentes - Mapa de Riscos - Elaboração, Objetivo e Benefícios da adoção do Mapa de Riscos - Círculo Pequeno - Médio - Grande - Tabela de Classificação dos Riscos Ambientais - Etapas da elaboração - Indicadores de Saúde - CIPA - Guia de avaliação preliminar de riscos na Empresa - DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO


Riscos nos ambientes de trabalho

A importância de conhecer os riscos

Os locais de trabalho, pela própria natureza da atividade desenvolvida e pelas características de organização, relações interpessoais, manipulação ou exposição a agentes físicos, químicos, biológicos, situações de deficiência ergonômica ou riscos de acidentes, podem comprometer a do trabalhador em curto, médio e longo prazo, provocando lesões imediatas, doenças ou a morte, além de prejuízos de ordem legal e patrimonial para a empresa.

É importante salientar que a presença de produtos ou agentes nocivos nos locais de trabalho não quer dizer que, obrigatoriamente, existe perigo para a saúde. Isso vai depender da combinação ou inter-relação de diversos fatores, como a concentração e a forma do contaminante no ambiente de trabalho, o nível de toxicidade e o tempo de exposição da pessoa. Entretanto, na visão da prevenção, não existem micro ou pequenos riscos, o que existem são micro ou pequenas empresas.

Desta forma, em qualquer tipo de atividade laboral, torna-se imprescindível a necessidade de investigar o ambiente de trabalho para conhecer os riscos a que estão expostos os trabalhadores.


Avaliação de riscos

É o processo de estimar a magnitude dos riscos existentes no ambiente e decidir se um risco é ou não tolerável.


Formas de avaliar os riscos

Para investigar os locais de trabalho na busca de eliminar ou neutralizar os riscos ambientais, existem duas modalidades básicas de avaliação. A avaliação qualitativa, conhecida como preliminar, e a avaliação quantitativa, para medir, comparar e estabelecer medidas de eliminação, neutralização ou controle dos riscos.



A mais simples forma de avaliação ambiental é a qualitativa. Na avaliação qualitativa, utiliza-se apenas a sensibilidade do avaliador para identificar o risco existente no local de trabalho.


Exemplo
Ocorrendo o vazamento em um botijão de gás de cozinha, o sentido do olfato imediatamente nos auxilia na identificação
do risco.

Na avaliação quantitativa, são necessários o uso de um método científico e a utilização de instrumentos e equipamentos destinados à quantificação do risco.

Exemplo
Para avaliar o calor produzido num forno utilizam-se termômetros específicos; para avaliar o nível d+e ruído de uma máquina, utilizam-se medidores de pressão sonora.


Classificação dos riscos

Os RISCOS AMBIENTAIS são classificados tecnicamente como:

Riscos Físicos: são representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões anormais e umidade;

Riscos Químicos: são identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos à integridade física e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias, compostos ou outros produtos químicos;

Riscos Biológicos: estão associados ao contato do homem com vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos e outras espécies de microorganismos;



Riscos Ergonômicos: estão ligados à execução de tarefas, à organização e às relações de trabalho, ao esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobiliário inadequado, posturas incorretas, controle rígido de tempo para produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situações causadoras de estresse;


Riscos de Acidentes: são muito diversificados e estão presentes no arranjo físico inadequado, pisos pouco resistentes ou irregulares, material ou matéria-prima fora de especificação, máquina e equipamentos sem proteção, ferramentas impróprias ou defeituosas, iluminação excessiva ou insuficiente, instalações elétricas defeituosas, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.


O Mapa de Riscos

O Mapa de Riscos é uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. É a representação gráfica dos riscos por meio de círculos de diferentes cores e tamanhos, permitindo fácil elaboração e visualização.

É um instrumento participativo, elaborado pelos próprios trabalhadores e de conformidade com as suas sensibilidades. O Mapa de Riscos está baseado no conceito filosófico de que quem faz o trabalho é quem conhece o trabalho. Ninguém conhece melhor a máquina do que o seu operador.

As informações e queixas partem dos trabalhadores, que deverão opinar, discutir e elaborar o Mapa de Riscos e divulgá-lo ao conjunto dos trabalhadores da empresa através da fixação e exposição em local visível. Serve como um instrumento de levantamento preliminar de riscos, de informação para os demais empregados e visitantes, e de planejamento para as ações preventivas que serão adotadas pela empresa.


Objetivo do Mapa de Riscos

Reunir as informações básicas necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação da segurança e saúde no trabalho na empresa, e possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e a divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.


Benefícios da adoção do Mapa de Riscos

- identificação prévia dos riscos existentes nos locais de trabalho aos quais os trabalhadores poderão estar expostos;

- conscientização quanto ao uso adequado das medidas e dos equipamentos de proteção coletiva e individual;

- redução de gastos com acidentes e doenças, medicação, indenização, substituição de trabalhadores e danos patrimoniais;

- facilitação da gestão de saúde e segurança no trabalho com aumento da segurança interna e externa;

- melhoria do clima organizacional, maior produtividade, competitividade e lucratividade.


Elaboração do Mapa de Riscos

São utilizadas cores para identificar o tipo de risco, conforme a tabela de classificação dos riscos ambientais. A gravidade é representada pelo tamanho dos círculos.



Círculo Pequeno: risco pequeno por sua essência ou por ser risco médio já protegido;

Círculo Médio: risco que gera relativo incômodo mas que pode ser controlado;

Círculo Grande: risco que pode matar, mutilar, gerar doenças e que não dispõe de mecanismo para redução, neutralização ou controle.




TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS




Etapas de elaboração

1. Conhecer o processo de trabalho do local avaliado:

- os trabalhadores - número, sexo, idade, queixas de saúde, jornada, treinamento recebido;

- os equipamentos, instrumentos e materiais de trabalho;

- as atividades exercidas;

- o ambiente.


2. Identificar os agentes de riscos existentes no local avaliado, conforme a tabela de classificação dos riscos ambientais.


3. Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia referente a:

- proteção coletiva;

- organização do trabalho;

- proteção individual;

- higiene e conforto: banheiro, lavatórios, vestiários, armários, bebedouros, refeitórios, área de lazer.


4. Identificar os indicadores de saúde:

- queixas mais freqüentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos;

- acidentes de trabalho ocorridos;

- doenças profissionais diagnosticadas;

- causas mais freqüentes de ausência ao trabalho.


5. Elaborar o Mapa de Riscos, sobre uma planta ou desenho do local de trabalho, indicando através do círculo:

- o grupo a que pertence o risco, conforme as cores classificadas;

- o número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo;

- a especificação do agente (por exemplo: amônia, ácido clorídico; ou ergonômico repetitividade, ritmo excessivo) que deve ser anotado também dentro do círculo;

- e a intensidade do risco, de acordo com a percepção dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes dos círculos.

Se houver na empresa uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, esta deverá auxiliar os trabalhadores na elaboração do Mapa de Riscos.


Observe atentamente a sua seção ou fábrica e identifique as situações de risco de acidentes.




Imagine que você está vendo tudo do alto.



Agora, represente só com círculos a situação toda.



Guia de avaliação preliminar de riscos na empresa

Assinale as situações de trabalho existentes na sua empresa ou seu local de trabalho.



6 comentários:

  1. Estava pesquisando sobre uma imagem que mostrasse diferentes situações de risco e a busca levou ao seu blog. Muito bom, Parabéns!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abração Anônimo e obrigado pela visita. Obrigadão pelo Parabéns...

      Excluir
  2. Montei um exercício aos meus alunos de identificação dos risco e perigos com suas imagens, muito boas por sinal. Grato pelo material estar disponível. Prof. Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Professor Celso...
      Todo material disponibilizado nesse Blogger é de uso livre, pois o intuito é disseminar e propagar o saber.
      Fico feliz em saber que Professores estão utilizando minhas postagens, pois os acessos diários estão batendo 3.000, e já chegaram à 5.000.
      Abração à Você e à todos seus Alunos...

      Excluir
  3. Encontrei nessa pesquisa tudo eu procurava sobre a importância de conhecer os riscos no ambiente de trabalho ,mto bom parabéns, e obrigada me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. Estou elaborando uma aula sobre riscos e perigos e estava em buscas de imagens. Muito bom conteúdo e excelentes imagens!
    Obrigado por disponibiliza-las!

    ResponderExcluir