...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 janeiro 2015

Risco de Incêndio - Riscos - Operações de salvamento - Risco de morte - Fator Tempo - Dano pelo calor - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


RISCO DE INCÊNDIO

A prevenção incide, basicamente, sobre os fatores: RISCOS e CAUSAS; notadamente controlando os riscos e eliminando as causas.  Teremos obtido uma eficiente prevenção, a partir do momento que conseguirmos afastar, definitivamente, riscos e causas.


RISCOS

São considerados riscos, em termos de prevenção de incêndio, tudo o que possa sofrer a ação destruidora do fogo.


OPERAÇÕES DE SALVAMENTO

Os problemas de risco de vida em pavimentos superiores são causados pelo efeito de dispersão do calor em convecção. Em prédios lacrados o calor poderá gerar nos pavimentos de cima um ponto que não permita a tolerância de vida. O ser humano não pode inalar mais que uma ou duas vezes seguidas o ar saturado de umidade sem sofrer sérias conseqüências. A ventilação rápida e adequada é essencial para livrar o prédio do calor antes que a vida sofra sério risco.


RISCO DE MORTE

Vários estudos surgem que os Bombeiros não devem entrar em atmosferas acima de 120ºC a 280ºC, sem trajes de proteção especiais e máscaras de respiração. O Bombeiro equipado com máscaras e trajes de proteção pode operar em níveis de temperaturas positivas mais elevadas por períodos de tempo relativamente curtos.



FATOR TEMPO

As operações em edifícios altos tomam mais tempo do que as operações em nível do térreo. O tempo necessário para iniciar a operação em tais prédios conjuga com o problema de temperatura, o calor também é continuamente gerado pelo fogo e fica confinado no interior do prédio. Assim, mais e mais áreas ficam expostas, e mais materiais se tornam pré-aquecidos. Sob tais condições o dano pelo fogo aumenta rapidamente durante o tempo necessário para se atingir seu controle.


DANO PELO CALOR


O dano pelo calor pode ocorrer em áreas remotas do local do incêndio. Este dano geralmente ocorre em pavimentos acima do pavimento do foco de fogo ou no alto do prédio quando a dispersão ocorre. As acumulações de calor tem também causado o acionamento de sprinklers automáticos em pavimentos acima do foco causando desperdícios de água, danos e problemas de salvamento em pavimentos intermediários. A acumulação de calor causa o funcionamento de sistema de alarmes por elevação de temperatura de modo a dar localizações erradas do foco de fogo. O pré-planejamento deverá incluir a identificação de áreas protegidas por alarmes automáticos e considerar a possibilidade de falsos alarmes. É extremamente perigoso responder a uma falsa localização e um pavimento acima do foco real antes que o controle de áreas e artérias verticais do prédio seja estabelecida. Nas artérias verticais, estas podem ser controladas através da ventilação e do fechamento de portas. O controle das artérias verticais inibe a dispersão de chamas, calor, fumaça e gases tóxicos. Isto é absolutamente essencial no sentido de manter uma rota de fuga para os Bombeiros que possam entrar operando acima do pavimento incendiado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário