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26 janeiro 2015

Portas - Pavimento - Cabina - Porta de cabina e pavimento AL e AC - Dimensões mínimas da frente da caixa (m) (tabela) - Especificações Técnicas para projeto arquitetônico e obra civil - Dimensionamento - POrtas AC e AL - Manual de Transporte Vertical em Edifícios - Atlas Schindler

Portas

Os tipos de portas para elevadores de passageiros são as seguintes:

Pavimento:
Abertura Lateral (AL);
Abertura Central (AC).

Cabina:
Abertura Lateral (AL);
Abertura Central (AC).


Por exigência da NBR NM-207, as dimensões mínimas para as portas são de 0,80m de largura por 2,00m de altura.

A porta da cabina é acionada por um operador elétrico, instalado sobre a mesma. As portas de pavimento AL e AC abrem e fecham simultaneamente com a da cabina, através de um engate mecânico.

NOTA: As portas do tipo Eixo Vertical (EV) tiveram seu processo de especificação descontinuado, objetivando proporcionar ainda mais segurança para os usuários.


As portas automáticas ao serem instaladas tanto em edifícios residenciais quanto comerciais atendem aos seguintes requisitos básicos:

- Agilizam o fluxo de tráfego;

- Não ocupam o espaço do hall e do corredor;

- Não exigem estudos de sentido de abertura de porta beneficiando o fluxo de passageiros em todos os pavimentos;

- Permitem o acesso de pessoas com as mãos ocupadas;

- Facilitam o acesso de deficientes físicos;

- São fornecidas com barra de proteção eletrônica;

- Aumentam a segurança;

- Proporcionam economia e produtividade à construção civil ao liberar a área do hall em todos os pavimentos.


As combinações possíveis são as seguintes:

a) Porta da cabina: AL
    Porta de pavimento: AL


  
Essa combinação permite obter menores dimensões para as medidas de frente das caixas, sendo uma das soluções mais empregadas para edifícios residenciais. O movimento conjunto das portas de cabina e pavimento se dá em um mesmo sentido, com o recolhimento por detrás da parede do hall (sempre à esquerda ou à direita), sobre as soleiras de cabina e soleiras de pavimento. As soleiras de pavimento devem ser construídas pela obra civil ou especificadas e fornecidas pelo fabricante dos elevadores.

Dispositivos de comando instalados na botoeira de cabina permitem mantê-la estacionada no pavimento, de portas abertas, por períodos maiores de tempo, durante a movimentação de carga e descarga da cabina.


b) Porta da cabina: AC
    Portas de pavimento: AC




As portas de Abertura Central operam com tempos de abertura e fechamento menores que as de abertura lateral e proporcionam aproveitamento otimizado da área da Caixa para a colocação da cabina e maior beleza estética ao hall. Opção adequada para cabinas mais amplas e edifícios comerciais permite que o fluxo de entrada e saída de passageiros se dê com mais agilidade. Exige, entretanto, 1,80m para a dimensão frontal da Caixa para portas de pavimento com 0,80m de largura.

Em função da largura e do tipo da porta, são sugeridas, como mínimas, as seguintes dimensões para a frente da Caixa:



Em edifícios residenciais, a largura usual das portas é de 0,80m, enquanto os edifícios de escritórios devem ter portas com largura maior que esta, visando dar maior velocidade à entrada e à saída de passageiros.


Especificações Técnicas para projeto arquitetônico e obra civil



NOTA:

1) Para portas de abertura central, a frente de caixa deve ter como medida mínima 1,80m aprumada e acabada pela construção do edifício, livres de pilares em sua área total.

2) Estas medidas podem ser alteradas em função do projeto e atualizações tecnológicas.



Dimensionamento

O dimensionamento das Caixas dos elevadores é função da capacidade, da velocidade, do tipo de portas e da localização do contrapeso.

Para velocidades entre 0,60 e 1,50 m/s, “contrapeso ao fundo” sem segurança no contrapeso e porta de pavimento com 0,80m, o dimensionamento é mostrado nas figuras 4 e 5 a seguir:



As dimensões “a” e “b” da cabina são fixadas após se determinar, através do cálculo de tráfego, a capacidade e, conseqüentemente, a área da cabina.

Posteriormente, utilizando-se as fórmulas apresentadas para cada figura, calculam-se as dimensões internas A e B da Caixa.

Figura 4:

Portas AC
A = a + 0,40m
B = b + 0,65m


Figura 5:

Portas AL
A = a + 0,40m
B = b + 0,70m

NOTA: Essas fórmulas são válidas apenas para elevadores com velocidade entre 0,60m/s e 1,50 m/s e com contrapeso ao fundo. Elevadores com velocidades maiores devem merecer estudo específico por parte do fabricante.


É recomendável que a dimensão “a” seja maior que “b”, o que possibilita melhor acomodação das pessoas na cabina e melhor fluxo de entrada e saída das mesmas.

Para os elevadores de velocidades 0,75 ou 1,00 m/s e capacidades 6 ou 8 pessoas são indicadas as seguintes dimensões, para A e B, em função da capacidade:

6 pessoas:
A = 1,60m
B = 1,60m

8 pessoas:
A = 1,60m
B = 1,85m

8 pessoas cabina p/ deficientes físicos:
A = 1,60m
B = 2,05m


Para elevadores com estas dimensões de A e B, o contrapeso é previsto sem segurança e instalado “ao fundo” da Caixa, e as portas de cabina e de pavimento, do tipo AL, com a largura de 0,80 m.

Para elevadores em que o contrapeso deva ser colocado lateralmente (figuras 6 e 7) deverão ser instaladas pela construção vigas divisórias de concreto ou de aço, em todos os pavimentos, com redobrado cuidado no prumo.

Estas soluções não são aconselháveis, pois, além de mais onerosas, necessitam de área da Caixa superior à da solução contrapeso ao fundo, para uma mesma cabina.




A solução da figura 8, com a colocação de guias em diagonal, apresenta os mesmos problemas, além de ter custo de instalação mais elevado e exigir um cuidado especial na prumada, o que a torna desaconselhável.



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