26 janeiro 2015

População - Composição - Relação - População total - Mínimo a ser transportado em 5 minutos (tabela) - Intervalo de tráfego máximo admissível - Manual de Transporte Vertical em Edifícios - Atlas Schindler

População

Composição

A população de um edifício é calculada com base nas seguintes relações (conforme item 5.1 da NBR-5665):



Em qualquer tipo de edifício podem ser computados só 50% da população do pavimento imediatamente acima e/ou imediatamente abaixo do pavimento de acesso, desde que estes pavimentos estejam situados a uma distância máxima de 5m em relação ao pavimento de acesso.

Para efeito do cálculo de tráfego não é computada a população do pavimento de acesso, como também não são computadas as áreas destinadas a circulação, halls, sanitários, elevadores, etc. No Modelo de Cálculo, para este item indica-se a área útil calculada, ou número de dormitórios, etc. de acordo com a destinação de uso do edifício.


Relação

Indica-se a relação apresentada acima, para o tipo de edifício em questão.


População Total

Relacionando-se os itens 1 e 2 do Modelo de Cálculo, calcula-se a população total do edifício.


Mínimo a ser transportado em 5 minutos

O elevador ou conjunto de elevadores deve ser capaz de transportar, em 5 minutos, no mínimo, as seguintes porcentagens da população de um edifício (conforme item 5.2 da NBR-5665):



Num edifício de uso misto deve ser adotada para cada uma das partes a porcentagem correspondente ao seu uso, entre as indicadas acima.

A fixação dessas porcentagens da população a serem transportadas em 5 minutos foi baseada em dados experimentais.

Ao longo do dia, o fluxo de procura dos elevadores pelos seus usuários apresenta períodos de pico, sendo o maior deles o correspondente à chegada dos referidos usuários.

Por exemplo, na hora do rush de entrada em um prédio de escritórios em geral, a população distribui-se (no tempo) conforme mostra a figura 16, sendo que no período crítico de 5 minutos que antecede o horário de início do expediente, a porcentagem da população que procura os elevadores é de 12%, em média.

Embora a norma indique, para escritórios de uma única entidade, a porcentagem de 15% como mínima, recomendamos, baseados em nossa experiência, a porcentagem mínima de 18%.




Intervalo de tráfego máximo admissível

O intervalo de tráfego máximo admissível, ou seja, o tempo máximo que um passageiro deve esperar pelo carro, é dado na Tabela 4, em função da finalidade do prédio. Para edifícios de apartamentos não existe a exigência de intervalo de tráfego máximo admissível (conforme item 6.5 da NBR-5665).





Nenhum comentário:

Postar um comentário