...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 janeiro 2015

Classes dos Incêndios - A - B - C - D - K - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


QUANTO AS CLASSES

Para se combater um incêndio usando os métodos adequados, há necessidade de classificarmos os tipos de incêndio. usualmente, estão divididos em quatro classes:


CLASSE “A”


São os incêndios ocorridos em materiais fibrosos ou combustíveis sólidos, os quais queimam em razão do seu volume, isto é, em superfície e profundidade. Sua característica principal é deixar resíduos (cinzas ou brasas), Ex.: madeira, papel, borracha, cereais, tecidos etc..


CLASSE “B”


São os incêndios ocorridos em combustíveis líquidos ou gases combustíveis. A queima é feita através da sua superfície. Não deixa resíduos. Ex: G. L. P., óleos, gasolina, éter, butano etc.


CLASSE “C”


 São os incêndios ocorridos em equipamentos elétricos, quando energizados, que ofereçam risco à vida na ação de combate, pela presença de eletricidade. Ex: transformadores, motores interruptores etc.



CLASSE “D”


 São os incêndios ocorridos em metais pirofóricos, exigem para sua extinção, agentes extintores especiais, os quais se fundem com o metal combustível, formando uma película (capa) que protege e isola do ar atmosférico, interrompendo aí a combustão. Ex: rodas de magnésio, potássio, alumínio em pó, titânio, sódio etc.


CLASSE “k”


Uma nova classificação para atividade de incêndios em cozinha. Incêndios que envolvem meios de cozinhar (banha, gordura e óleo), tem sido por muito tempo a principal causa de danos materiais, vítimas fatais ou não. Estes incêndios são muito especiais. A natureza desta classe específica de incêndios envolve meios de cozinhar e equipamentos. Incêndios envolvendo equipamentos de cozinha industrial são diferentes na maior parte de outros incêndios. Nessa classe não deve-se, em hipótese nenhuma, utilizar o agente água para seu combate. O Abafamento é a melhor forma de combate a esse tipo de incêndio.


Acesse o vídeo em http://youtu.be/iw-uu0qn4ii e veja como combater esse tipo de incêndio e quais os riscos do manejo incorreto. 

3 comentários: