...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 janeiro 2015

Calor - Transmissão de Calor - Condução - Convecção - Radiação ou Irradiação - Sol - Grande Incêndio - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


CALOR

É uma forma de energia que serve como uma constante desde o início de uma combustão, que a mantém e incentiva sua propagação.  A procura das possíveis fontes de calor que possam dar partida a (espaço) um incêndio constitui uma das colunas mestras da prevenção, pois conhecendo-as poderemos tomar as medidas necessárias para seu controle ou sua eliminação, evitando com isso o incêndio.


TRANSMISSÃO DE CALOR

É de importância indiscutível, quer nos trabalhos de extinção, ou nos trabalhos de prevenção o conhecimento de quantas e quais as maneiras do CALOR poderá ser transmitido. As formas de transmissão de calor de um corpo para o outro ou para um meio, são:

- CONDUÇÃO;

- CONVECÇÃO;

- RADIAÇÃO ou IRRADIAÇÃO.


CONDUÇÃO

É o fenômeno pelo qual o Calor se transmite de corpo para corpo ou em um mesmo corpo, de molécula para molécula.  A quantidade de calor a se transferir por condução, dependendo da condutibilidade do material por onde transita, o qual varia de material para material Ex: se aquecermos uma barra de ferro em uma de suas extremidades e a outra estejam em contato com o material combustível este poderá incendiar-se.


CONVECÇÃO

É a forma característica dos fluídos, sejam eles gases ou líquidos. O ar aquecido diminui de densidade tornando-se leve tendendo a subir. Os incêndios que se propagam pelo poço dos elevadores e pelas caixas das escadas e pela parte externa dos edifícios, ocorrem em consequência da convecção. De acordo com o princípio de Arquimedes, porções mais frias ocupam o lugar próximo da fonte calorífica, antes ocupado pelas porções que subiram e forma-se assim, o regime contínuo das “ Correntes de Convecção”.


RADIAÇÃO ou IRRADIAÇÃO

É a transmissão do calor por meio de ondas caloríficas, como por exemplo (raios solares: sol x terra = 8 minutos) os raios solares. Ela se processa através do espaço vazio não necessitando continuidade molecular entre a fonte calorífica e o corpo a receber Calor. O calor irradiado transmite-se em linha reta, até encontrar um obstáculo, quando este começa a se transmitir por condução.

Ex: é o calor que nos é irradiado pelo sol.


Fogo em prédios vizinhos a um grande INCÊNDIO

2 comentários: