29 janeiro 2015

Agentes e aparelhos extintores - Agentes extintores - Água - Jatos sólidos - Jatos neblinados - Vapores - Espuma química - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


AGENTES E APARELHOS EXTINTORES

Os agentes e aparelhos extintores, bem como as fontes de aplicação, vêm se desenvolvendo dia a dia, e esse desenvolvimento, está na razão direta do aparecimento de novos combustíveis e consequentemente de novos agentes extintores.  A água até bem pouco tempo era o mais eficiente dos agentes extintores e porque não dizer o único. Com o desenvolvimento da indústria, dos transportes e dos meios de comunicação começou a perder a sua eficiência. Isto aconteceu porque se deu o aparecimento de novos produtos químicos e industriais que reagem com simples contato com a água tornando-se muito perigoso.  Atualmente, existem um infinidade de agentes e aparelhos extintores que variam do cobertor ao balde de areia. Porém, neste curso somente estudaremos os mais conhecidos e empregados, tratando cada um por si, procurando enfocar seu funcionamento, aplicação, manejo, manutenção e controle.


AGENTES EXTINTORES

Estudaremos a seguir os principais agentes extintores, como são aplicados, e advertir sobre os perigos que podem oferecer às pessoas menos informadas sobre o assunto.


ÁGUA

O mais antigo e eficiente meio na extinção de incêndios comuns, isto é, em materiais sólidos que deixam resíduos com calor concentrado (brasa). Age por resfriamento, abafamento e de acordo com pressão com que é lançado, produz choque, deslocando as chamas.

É utilizado no combate a incêndios em forma de jatos sólidos, neblinados e em forma de vapores.


JATOS SÓLIDOS

São empregados quando fazemos uso de mangueiras com esguicho tronco-cônico ou em alguns aparelhos extintores. Servem somente para combate de incêndios classe “A”, não devendo portanto, ser usado nos incêndios de classe “B”. Primeiro por ser mais pesado que os líquidos inflamáveis e segundo, porque os líquidos infamáveis, como já estudamos, queimam em superfície, consequentemente, se os utilizarmos, somente produziremos um aumento do volume e espalharemos o fogo. Já nos incêndios de classe “C” e “D”, não devem ser empregados de forma alguma a água, que é condutora de eletricidade e reage com um grande número de produtos químicos que se enquadram nos incêndios de classe “D”, colocando dessa forma em risco a vida do operador. É necessário que observemos que somente podemos usar água em forma de jatos sólidos nos incêndios de classe “A”.


JATOS NEBLINADOS

São empregados para ações de abafamento, resfriamento e para proteção dos operadores quando do combate ao incêndio. Seu emprego é um tanto quanto complexo, devendo portanto, ficar restrito à profissionais de combate a incêndios.


VAPORES

O vapor também é um excelente agente extintor. É muito empregado para o combate a incêndios a bordo de navios e refinarias.


Espuma Química


A espuma é proveniente de uma reação química, entre uma solução de sulfato de alumínio e uma outra solução de Bicarbonato de Sódio, na presença de um agente estabilizador, normalmente o Alcaçuz. O gás carbônico que se desprende nesta reação gera pressão no interior do cilindro, atuando como propelente da carga líquida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário