...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 novembro 2014

Reação em cadeia - Tetraedro do fogo - Resfriamento - Abafamento - Retirada do material ou remoção do combustível - Extinção química

4 - REAÇÃO EM CADEIA
O fenômeno químico da combustão é uma reação que se processa em cadeia. Após a partida inicial é mantida pelo calor produzido durante o processamento da reação. Assim na combustão do carbono ( C ) para formação de Dióxido de Carbono (CO2), temos a seguinte reação :

C + O2 = CO2 + 97,2 Kcal./ Mol.

A cadeia de reação formada durante a combustão, propicia a formação de produtos intermediários instáveis, principalmente radicais livres, prontos para combinarem com outros elementos, dando origem a corpos estáveis. Conseqüentemente, nas áreas de Combustão, sempre temos presentes radicais livres. A estes, cabe a responsabilidade de transferência de energia química em calorífica, decompondo as moléculas ainda intactas e, desta maneira, provocando a propagação do fogo, numa verdadeira cadeia de reação.

Conhecido o " Tetraedro do Fogo ", concluímos que são quatro as condições para que haja fogo. Basta retirar uma delas que o mesmo se extinguirá, como segue :


a – Resfriamento
É o método de extinção mais usado, consiste em retirar calor do material incendiado até o ponto de combustão ou abaixo dele. A água é um dos melhores corpos absorventes, motivo pelo qual é utilizada na extinção de incêndios por este método.



b – Abafamento
Ou controle do comburente é um dos métodos de extinção mais difíceis,  pois, a não ser por pequenos focos, que podem ser abafados com tampas, panos, cobertores, areia, etc., necessita de equipamentos e produtos específicos para sua obtenção. Consiste na eliminação ou diminuição do oxigênio das proximidades imediatas do combustível, e deste modo interrompendo a reação.

c - Retirada do Material ou Remoção do Combustível
É o método de extinção mais simples na sua realização, pois é executado com a força física e com meios improvisados. Consiste na retirada ou interrupção do campo de propagação do fogo. Como exemplo, os aceiros executados nos casos de incêndios em matas, canaviais, campos, etc.., que interrompem a continuidade do calor.




d - Extinção Química
Os pós químicos utilizados na extinção de incêndios eram considerados como abafantes, devido ao CO2 gerado quando de sua modificação na presença do calor. Mas experiências indicam que os pós são muito mais eficientes que o próprio CO2 .



Nenhum comentário:

Postar um comentário