...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 novembro 2014

Pontos de Temperaturas - Ponto de fulgor - Ponto de combustão - Ponto de ignição - Condução - Irradiação - Convecção

PONTOS DE TEMPERATURAS

a - Ponto de Fulgor
É a temperatura mínima, no qual os corpos combustíveis liberam vapores que incendeiam com uma fonte de calor. Entretanto, a chama não se mantém devido a insuficiência destes. É chamado Ponto de Lampejo ou "Fash-Point".

b - Ponto de Combustão
É a temperatura mínima, na qual os gases desprendidos dos corpos combustíveis, ao entrarem em contato com uma fonte de calor entram em combustão e continuam a queimar. É chamado de "Fire-Point".

c - Ponto de Ignição : 
É a temperatura mínima, na qual os gases desprendidos dos combustíveis, entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar, independente de qualquer fonte externa de calor.




Outro conhecimento, indiscutivelmente importante para fazer prevenção ou combate a incêndios, é conhecer as formas de transmissão do calor :

a – Condução
É o processo pelo qual, o calor se transmite diretamente da matéria ou de molécula para molécula, isto é, sem intervalos entre corpos.



b – Irradiação
É a forma de transmissão de calor por meio de ondas calorificas, irradiadas de corpos em chamas, e que atravessam o ar. É o caso da transmissão do calor solar para o nosso Planeta. Este é irradiado através de ondas, até encontrar obstáculos, quando então começa a ser transmitido por condução. É refletido por superfícies polidas. Sua intensidade é proporcional à temperatura do fogo. Diminui à medida que se distância do mesmo. A proteção contra incêndios decorrentes do calor irradiado, consiste em fazer uma cortina com materiais bons absorventes de calor, como por exemplo: uma cortina d’água em redor do foco do fogo.



c – Convecção
É o processo de transmissão de calor, que se faz através da circulação de um meio transmissor, gás ou líquido; através da massa de ar ou gases quentes que se deslocam do local do fogo podendo provocar incêndios em locais distantes do mesmo. A proteção contra incêndios, decorrentes de tal processo é feita de forma a não deixar acumular ar ou gases quentes em locais que possuam combustíveis, principalmente os de baixo ponto de ignição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário