...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 novembro 2014

Entendendo o Fator de Queda - (NR-35) - Fator e queda! O quê é isso? - FQ=DQ/CC - Fator de queda 0 - Fator de queda 1 - Fator de queda 2

Entendendo o Fator de Queda - (NR-35)

Têm-se falado ultimamente muito em fator de queda, (assunto que sempre foi objeto de estudo de profissionais de resgate e trabalhos verticais, mas pouco conhecido fora desse ambiente), e agora está sendo muito citado em normas nacionais, como a NR-35 (Trabalhos em Altura) do Ministério do Trabalho e em treinamentos variados que têm como conteúdo principal a verticalidade.

Fator de Queda! O quê finalmente é isso?
Fator de Queda é o resultado obtido dividindo-se a distância de uma queda pelo comprimento da corda (ou do talabarte ou auto-seguro), que absorveu o impacto da mesma.

Ou seja, através da fórmula FQ=DQ/CC, devemos obter um valor que geralmente vai estar entre 0 e 2, onde FQ=fator de queda, DQ=distância da queda e CC=comprimento da corda.

Vamos aos exemplos ilustrativos:

EXEMPLO 1: FATOR DE QUEDA ZERO



linha amarela=comprimento da corda (CC)

linha vermelha=distância da queda (DQ)

Fator de Queda (FQ)=DQ = 0,2 metro
(ou seja, 20 cm Resultado: 0,2


CC  = 1 metro (ou seja, 100 cm)

Sempre que o fator de queda for igual ou próximo de zero, teremos a menor incidência de força de impacto (tranco) no corpo do homem, ou seja, é a condição mais segura.

EXEMPLO 2: FATOR DE QUEDA 1




linha amarela=comprimento da corda (CC)

linha vermelha=distância da queda (DQ)

Fator de Queda (FQ)=DQ = 1 metro   Resultado: 1
                                    CC  = 1 metro 
Sempre que o fator de queda for igual ou próximo de 1, teremos o rompimento dos absorvedores de impacto (no caso de utilizar talabartes duplos, como em trabalhos em altura), e de ocorrência de lesões ou contusões no corpo do homem. A maioria dos fabricantes de cadeirinhas, cintos, talabartes e cordas, determinam que quando ocorrer uma queda fator 1, todos os equipamentos envolvidos na absorção desse impacto sejam retirados de uso e destruídos, pois podem não suportar uma nova queda.

EXEMPLO 3: FATOR DE QUEDA 2




linha amarela=comprimento da corda (CC)

linha vermelha=distância da queda (DQ)

Fator de Queda (FQ)=DQ = 2 metros   

Resultado: 2
                                     CC = 1 metro 
Sempre que o fator de queda for igual a 2, teremos o rompimento dos absorvedores de impacto (no caso de utilizar talabartes duplos, como em trabalhos em altura), onde haverá ocorrência de lesões graves, contusões ou até rompimento de orgãos, gerando um quadro grave de hemorragia interna.

Assim como no fator 1, todos os equipamentos envolvidos na absorção desse impacto devem ser retirados de uso e destruídos, pois não suportarão uma nova queda.

Essa é a situação mais perigosa que um trabalhador pode se expor ao reutilizar tais equipamentos. Todo equipamento antes de ser utilizado, deve passar por análise criteriosa para podermos de fato minimizar o risco de ocorrência de queda com um sistema eficiente de absorção do impacto.

Estudos mostram que em um fator de queda 2, para um homem que pesa em média 100kg, sem sistema de absorção de impacto, ou seja, impacto estático, a força gerada durante uma queda pode chegar próximo dos 2.000kg (o corpo humano suporta em média 1.200kg sem que ocorram lesões), o suficiente para ocasionar ferimentos graves.

Lembrando que no caso dos escaladores, com suas constantes quedas, todas elas são fator 0, e ainda mais, a corda utilizada é dinâmica e absorve parte do impacto gerado pela queda.


Conclusão: sempre se ancore acima da linha do peito, pois dessa forma você garante um fator de queda abaixo de 1!

Nenhum comentário:

Postar um comentário