...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 novembro 2014

Classificação dos Incêndios - Classe A - Classe B - Classe C - Classe D - Agentes Extintores (água, espuma mecânica, gás carbônico (Co2), pó químico seco, agentes improvisados (areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc)


  CLASSIFICAÇÃO DOS INCÊNDIOS

Com o intuito de facilitar a adequação dos métodos de extinção de incêndios, adotou-se classificá-los em "classes", a saber :

1 - Classe " A "
Se caracterizam pelo estado físico do material, e modo como queimam. São os incêndios em combustíveis sólidos comuns, tais como: madeira, papel, tecido borracha, plástico, etc.. . Caracterizam-se pela queima em superfície e profundidade, produzem resíduos. Na sua extinção necessita-se da aplicação de um produto que tenha ação de resfriamento.



2 - Classe " B "
Também se caracterizam pelo estado físico do material, e modo como queimam. São os incêndios em líquidos e gases, tais como : gasolina, álcool, óleo diesel, querosene, tintas, benzinas, óleo mineral, óleo vegetal, éter, gás de cozinha, acetileno, hidrogênio, etc. Caracterizam-se pela queima somente em superfície, não deixando resíduos. Para sua extinção, necessita-se da aplicação de produtos que tenham ação abafadora, ou ainda aplicar o método de retirada do material, interrompendo o fornecimento de combustível, normalmente através do fechamento do registro.



3 - Classe " C "
Não se caracterizam pelo estado físico do material, nem pelo modo como queimam, mas sim, pelo risco que oferece ao responsável pela extinção. São os incêndios em equipamentos elétricos energizados. Neste caso é necessário a aplicação de produtos não condutores de eletricidade.



4 - Classe " D "
São caracterizados pela necessidade de aplicação de produtos químicos especiais para cada material que queima. Nesta classe, contamos com os metais pirofóricos : potássio, magnésio, alumínio em pó, zinco, titânio, sódio, etc.. o que é pouco comum em nosso País; somente algumas industrias trabalham com estes metais.


AGENTES EXTINTORES

Agente extintor é todo material que aplicado ao incêndio interfere em sua reação química, provocando uma descontinuidade, e alterando as condições para que haja fogo. Estes Agentes podem ser encontrados nos estados líquidos, gasosos ou sólidos.

Em nosso estudo, citaremos apenas os mais comuns:

  • Água
  • Espuma Mecânica
  • Gás Carbônico ( CO2 )
  • Pó Químico Seco
  • Agentes Improvisados (areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário