02 novembro 2014

Aparelhos Extintores - Quanto ao tamanho (portáteis, sobre-rodas (carretas) - Quanto ao funcionamento (pressurizados, pressurizáveis) - Espuma Mecânica - Água pressurizada - Aparelho Extintor de Gás Carbônico - Pó químico seco pressurizado - Manômetro - Manutenção dos Extintores (semanalmente, anualmente, quinquenalmente

APARELHOS EXTINTORES

Os Aparelhos Extintores são os vasilhames, fabricados com dispositivos que possibilitam a aplicação do Agente Extintor sobre os focos de incêndio. Normalmente, recebem o nome do Agente que neles contém, destinam-se ao combate imediato de pequenos focos, pois acondicionam pouco volume de Agente Extintor para manterem a condição de fácil transporte. São de grande utilidade, desde que, manejados adequadamente e no momento certo. O êxito de seu emprego depende dos seguintes fatores:

a - distribuição apropriada dos aparelhos pela área a proteger;

b - manutenção adequada e eficiente;

c - pessoal habilitado a manejar os aparelhos na extinção de incêndios.


Quanto ao tamanho os extintores podem ser:

a - portáteis

b - sobre-rodas (carretas)


Quanto ao sistema de funcionamento:

a - pressurizados ( pressão interna )

b - pressurizáveis ( pressão injetada )


São equipamentos que, contendo uma limitada quantidade de determinado Agente Extintor, não devem ser considerados como infalíveis e, como tal, capazes de realizar milagres. Desde que fabricados e mantidos de acordo com as normas técnicas brasileiras, distribuídos racionalmente e operados tecnicamente, funcionam satisfatoriamente.


1 - Aparelho Extintor de Espuma Mecânica : neste tipo é utilizado água potável na quantidade de 8.460 ml mais 5.400 ml de concentrado AFFF.   É pressurizado com N2 e seu funcionamento é como o extintor de água pressurizada:

1.1 - Aparelho Extintor de Espuma Mecânica : neste tipo a mistura é feita internamente através de acionamento mecânico (gatilho), isto libera o conteúdo junto com o nitrogênio responsável pela expulsão da espuma, deve ser aplicado como no item anterior.


2 - Aparelho extintor de água pressurizado : o Agente Extintor contido no interior do aparelho é expelido através do gás, que pode ser o nitrogênio ou gás carbônico. Mediante acionamento mecânico (gatilho).



2.1 - Aparelho extintor de água pressurizável : são aqueles que tem o vasilhame externo de aço, carregado com gás carbônico, fechado por um dispositivo especial. Este quando aberto, libera o gás que passa pelo interior do cilindro expulsando com sua passagem a água contida no interior do aparelho. (Fig. 25) . São indicados somente para incêndios de Classe "A". O agente extintor deve ser aplicado diretamente sobre o combustível, com o intuito de encharcá-lo resfriando-o até a temperatura abaixo de seu ponto de combustão.



3 - Aparelho Extintor de Gás Carbônico : os extintores de CO2 até alguns anos eram totalmente importados. Porem com a instalação de fábricas de tubos de aço sem costura no Brasil, iniciou-se sua fabricação, sendo portáteis e sobre-rodas. O cilindro é especialmente construído e testado para receber alta pressão. O gás carbônico é colocado, a uma pressão de 850 l/pol² à temperatura normal.



4 - Aparelho extintor de pó químico seco pressurizado: são extintores que estão sob pressurização permanente e, caracterizam-se pelo emprego de somente um recipiente para o pó e o gás expelente, sendo utilizado o nitrogênio.



4.1 - aparelho extintor de pó químico seco pressurizável: são os aparelhos extintores, que serão pressurizados por ocasião do uso. Caracterizam-se pelo emprego de um recipiente para o pó e outro para o gás expelente, que pode ser o nitrogênio ou o CO2 . 



Os compostos químicos em pó são indicados para extinção de incêndios de Classe "B" e "C" que envolvam aparelhos elétricos de grande porte. Em equipamentos eletrônicos, não se deve aplicá-los, pois sujam e podem danificá-los.


Manutenção dos Extintores :

  a - semanalmente : verificar o acesso ao mesmo, e as condições de carga : lacre, selo, posição do manômetro, aparência geral do aparelho, etc.;

  b - anualmente : realizar a inspeção de primeiro nível ;

  c - quinqüenalmente : efetuar o teste hidrostático .

Nenhum comentário:

Postar um comentário