12 outubro 2014

Glossário - Segurança contra Incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde - Acreditação - Agente extintor - Área compartimentada - Autoridade competente - Chuveiro automático (sprinkler) - Cozinha profissional - Estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) - Material combustível - Material não combustível - Monta-carga - Número de trocas de ar por hora - Porta corta-fogo - Programa de necessidades - Registro (damper) corta-fogo - Registro (damper) corta-fumaça - Rota de fuga - Saída de emergência - Selagem de travessia - Supressão de incêndio

Glossário

acreditação: procedimento de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que visa garantir a qualidade de assistência por meio de padrões de consenso, previamente estabelecidos.

agente extintor: substância utilizada para a extinção do fogo.

área compartimentada: área de uma edificação separada horizontal e verticalmente do restante dessa através de paredes, portas, janelas e outros elementos passivos corta-fogo, apresentando um determinado tempo requerido de resistência ao fogo.

autoridade competente: órgão, repartição pública ou privada, investida de autoridade pela legislação vigente para analisar, aprovar, autorizar ou fiscalizar as instalações de segurança contra incêndio e pânico, com base em legislação local específica.

chuveiro automático (sprinkler): dispositivo para extinção ou controle de incêndios que funciona automaticamente quando seu elemento termossensível é aquecido à sua temperatura de operação ou acima dela, permitindo que a água seja projetada através desse dispositivo sobre uma área específica.

cozinha profissional: instalação dotada de equipamentos e dispositivos com a finalidade de preparo de refeições coletivas, utilizada pela razão social responsável por essa atividade econômica. A instalação pode estar localizada em um único compartimento ou em compartimentos adjacentes, situados no mesmo piso ou em pisos distintos. Abrange toda cozinha que não seja residencial unifamiliar.

estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS): qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde e à população, em regime de internação ou não, qualquer que seja seu nível de complexidade (Resolução ANVISA RDC n° 50).

material combustível: qualquer substância com capacidade para queima, produzindo calor e gases de combustão.

material não combustível: qualquer substância que não queima nem desprende vapores inflamáveis em quantidade suficiente para iniciar uma ignição espontânea, quando aquecida até aproximadamente 750 ºC. O ensaio para determinação das características de não combustibilidade de um material, conforme ASTM E 136 é a ausência de chamas e/ou liberação de gases quando submetido à chama direta ou aquecimento indireto até a temperatura de autoignição.

monta-carga: equipamento eletromecânico tipo elevador destinado a transporte vertical de cargas como alimentos, roupas, móveis, equipamentos e outros, que não passageiros.

número de trocas de ar por hora: quantidade de ar insuflada no ambiente (em metros cúbicos por hora), dividida pelo volume do ambiente (em metros cúbicos).

porta corta-fogo: conjunto formado por porta do tipo de abrir com eixo vertical, constituída por folha(s), batente(s) ou marco(s), ferragens acessórias e, eventualmente, mata-juntas e bandeira, que atendam ao disposto na ABNT NBR 11.742, impedindo ou retardando a propagação do fogo, calor e gases de um ambiente para o outro.

programa de necessidades: conjunto de características e condições necessárias ao desenvolvimento das atividades dos usuários da edificação que, adequadamente consideradas, definem e originam a proposição para o empreendimento a ser realizado. Deve conter a listagem de todos os ambientes necessários ao desenvolvimento dessas atividades (ANVISA, 2002).

registro (damper) corta-fogo: dispositivo instalado em sistema de distribuição de ar projetado para fechar automaticamente em presença de calor, de forma a interromper a migração do ar e restringir a passagem de chama. Um registro corta-fogo e corta-fumaça combina os requisitos de ambas as funções.

registro (damper) corta-fumaça: Dispositivo instalado em sistema de distribuição de ar para controlar o movimento da fumaça. Pode ser utilizado como registro corta-fogo quando sua localização atende a ambas as funções e obedece aos requisitos de ambas as funções.

rota de fuga: caminho contínuo devidamente sinalizado, a ser percorrido pelos usuários da edificação para atingirem com rapidez e segurança o ambiente externo com acesso a via publica.

saída de emergência: caminho contínuo, devidamente sinalizado, a ser percorrido pelo usuário da edificação em caso de emergência, de qualquer parte do edifício até atingir o exterior, com garantia de integridade física.

selagem de travessia: material estrutural e de acabamento, que ao ser utilizado na travessia de um duto por uma parede, piso ou teto assegura, no mínimo, a mesma classificação do elemento penetrado.

supressão de incêndio: redução drástica da taxa de liberação de calor de um incêndio e prevenção de seu ressurgimento pela aplicação direta de quantidade suficiente de um agente extintor determinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário