...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

14 setembro 2014

Coração - Cavidades Cardíacas - Movimentos Cardíacos - Pulso - Pulsos mais Palpáveis - Vasos sanguíneos - Circulação sanguínea - Percurso da circulação pulmonar - Percurso da circulação sistêmica - Esquema da circulação sanguínea -

O coração

É um órgão muscular, oco, ímpar e mediano, que funciona como uma bomba contrátil e propulsora do sangue.


Camadas musculares do coração

As paredes do coração são formadas por três camadas musculares, são elas:

- Miocárdio: camada média que determina a sístole e a diástole cardíaca.

- Endocárdio: camada de revestimento interno.

- Epicárdio: camada de revestimento externo.


Cavidades cardíacas

São quatro: dois átrios (cavidades superiores) e dois ventrículos (cavidades inferiores), dispostas à seguir:

- Átrio direito: recebe o fluxo oriundo das veias cavas superior e inferior. Comunica-se com o ventrículo direito através da valva tricúspide.

- Ventrículo direito: admite sangue rico em CO2 proveniente do átrio direito, que, posteriormente, é expulso para a artéria pulmonar.

- Átrio esquerdo: as veias pulmonares direita e esquerda desembocam nele. Comunica-se com o ventrículo esquerdo através da valva bicúspide ou mitral.

- Ventrículo esquerdo: acolhe sangue oxigenado proveniente do átrio esquerdo, que posteriormente é expulso para todo o corpo, penetrando na artéria aorta e, portanto, em todos os vasos arteriais destinados à nutrição do organismo.



Movimentos cardíacos

Para o coração realizar sua função de bombeamento de sangue, efetua movimentos de contração e relaxamento de sua musculatura, denominados sístole e diástole.

- Sístole: é o período de contração dos ventrículos, para expulsar o sangue proveniente dos átrios para as artérias pulmonares e aorta.

- Diástole: é o período de relaxamento dos ventrículos, simultâneos ao de contração dos átrios, permitindo a passagem de sangue dos átrios, para os ventrículos.


Pulso

É o reflexo do batimento cardíaco palpável nos locais onde as artérias calibrosas estão posicionadas próximas da pele e sobre uma estrutura óssea.


Os pulsos mais palpáveis são:

- carotídeo;
- braquial
- radial;
- femoral;
- dorsal do pé ou tibial posterior.


Vasos sangüíneos

São tubos que formam a complexa rede do sistema cardiovascular, constituída por artérias e veias que se ramificam em calibres cada vez menores, originando as arteríolas, vênulas e capilares.

- Artérias: vasos sanguíneos que saem do coração levando sangue para o corpo.

- Veias: vasos sanguíneos que chegam ao coração trazendo sangue do corpo.


Circulação sangüínea

A circulação sanguínea tanto no homem, como nos mamíferos em geral, é dupla:

- Circulação pulmonar = pequena circulação.

- Circulação sistêmica = grande circulação.


Percurso da circulação pulmonar:
                                                         
- Coração (ventrículo direito) - pulmões - coração (átrio esquerdo).




Percurso da circulação sistêmica:

- Coração (ventrículo esquerdo) - tecidos do corpo - coração (átrio direito), passando pelos capilares dos diversos sistemas ou aparelhos do corpo.


Esquema da circulação sangüínea

O sangue arterial (rico em O2) deixa o ventrículo esquerdo através da artéria aorta (circulação sistêmica). As artérias tornam-se gradualmente mais finas (arteríolas), até que o sangue circule através de delgados capilares. Os capilares são vasos de calibre diminuto, como fios de cabelo, onde as hemácias podem entrar em íntimo contato com as células do organismo (ocorrendo o metabolismo celular: troca de nutrientes e O2 por produtos de degradação e CO2 ). O sangue (rico em CO2) passa dos capilares para pequenos vasos (vênulas) que se unem e tornam-se maiores (veias), à medida que se aproximam do coração. Elas levam o sangue através das veias cavas (inferior e superior) para o átrio direito, impulsionando-o para o ventrículo direito, que o bombeia através da artéria pulmonar para os pulmões ocorrendo a hematose nos alvéolos pulmonares, retornando ao coração através das veias pulmonares, que desembocam no átrio esquerdo, que, por sua vez, é impulsionado para o ventrículo esquerdo, sendo conduzido para todos os tecidos do organismo através da aorta, completando o circuito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário