...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 agosto 2014

RISCOS AO FOGO - Ações a serem tomadas quando o produto entra em combustão - Comportamento do produto no fogo - Produtos perigosos da reação de combustão - Agentes de extinção que não podem ser usados - Limite de inflamabilidade no ar (Inferior / Superior) - Ponto de Fulgor - Temperatura de ignição - Taxa de queima - Taxa de Evaporação (éter=1) - NFPA (National Fire Protection Assocition)


RISCOS AO FOGO

Ações a serem tomadas quando o produto entra em combustão: são feitas recomendações quanto ao tipo de agentes extintores a serem usados, bem como o tipo de resfriamento adequado.

Comportamento do produto no fogo: descreve o comportamento característico do produto no caso de aumentar significativamente o seu perigo em situações de fogo, tais como: formação de fumaças densas, nuvens de vapor inflamável e possibilidade de polimerização e explosão.

Produtos perigosos da reação de combustão : para o caso de ocorrência de reação de combustão, são descritos os casos em que a decomposição do produto gera gases tóxicos ou irritantes. Também é mencionada a formação de tais gases por simples evaporação.

Agentes de extinção que não podem ser usados : são os agentes não recomendados no combate ao fogo por serem ineficazes ou por reagirem com o produto químico gerando um perigo adicional.

Limite de inflamabilidade no ar: são as concentrações de vapor ou de gases no ar, abaixo ou acima das quais a propagação da chama não ocorre. Inferior: é a concentração mínima abaixo da qual a quantidade de vapor é muito pequena (mistura pobre) para queimar ou explodir. Superior: é a concentração acima da qual a quantidade de vapor é muito grande (mistura rica) para queimar ou explodir. Os limites de inflamabilidade são expressos em porcentagem por volume de vapor no ar. Para qualquer gás, 1% em volume é igual a 10.000 ppm (partes por milhão).

Ponto de fulgor: é a menor temperatura na qual um líquido combustível ou inflamável desprende vapores em quantidade suficiente para que a mistura vapor-ar, logo acima de sua superfície, propague uma chama a partir de uma fonte de ignição. Os vapores liberados a essa temperatura não são, no entanto, suficientes para dar continuidade a combustão. A pressão atmosférica influi diretamente nesta determinação.

Temperatura de ignição: é a temperatura mínima na qual o produto irá queimar sem que uma chama ou faísca esteja presente. É algumas vezes chamada de T (Temperatura) de auto-ignição.

Taxa de queima: o valor apresentado é a taxa (em milímetros/min), na qual a profundidade de uma poça do produto líquido diminui enquanto ele queima.

Taxa de evaporação (éter=1): a taxa de evaporação foi determinada tomando-se como referência a taxa de evaporação do éter etílico, cujo valor é igual a 1. Quanto maior o número apresentado, menor é a taxa de evaporação. Por exemplo: o benzeno tem uma taxa de evaporação igual a 2,8; isto significa que ele leva 2,8 vezes mais tempo para evaporar que o éter etílico.


NFPA (National Fire Protection Association) (37): é o sistema recomendado para a identificação de perigos de fogo em materiais. Prevê informação de advertência básica para o combate ao fogo em plantas industriais e estocagem. Esta classificação tem como parâmetros os itens: perigo à saúde, inflamabilidade e instabilidade, avaliados do grau 0 (zero) a 4(quatro). As definições destes graus encontram-se a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário