04 agosto 2014

Perigos quanto à instabilidade (reatividade) - Definições - Graus de Perigos - 4 - 3 - 2 - 1 - 0 - Perigos Especiais W e OX


Perigos quanto à instabilidade (reatividade)

Definições: Um material instável é aquele que pode reagir violentamente com a água. Reações com outros materiais também podem resultar numa liberação violenta de energia, porém isto está além do escopo deste critério.

Um material instável é aquele que no estado puro ou comercial, irá polimerizar, decompor ou condensar vigorosamente, tornando-se auto-reativo ou de outra maneira reage violentamente sob condições de choque, pressão ou temperatura. Isto não é aplicado para a classificação e avaliação dos peróxidos orgânicos. Para a obtenção de informações mais específicas a respeito dos perigos quanto à instabilidade dos peróxidos orgânicos, consultar o NFPA 43B, Code for the Storage of Organic Peroxide Formulations.

Os materiais estáveis são aqueles que normalmente resistem às mudanças de suas composições químicas, apesar de expostos ao ar, água e calor (liberado nos incêndios emergenciais).


Graus de Perigos: Os graus de perigos devem ser classificados de acordo com a facilidade, a taxa e a quantidade de energia liberada, como segue:

4 - Materiais que são capazes de detonar ou sofrer decomposição explosiva ou reação explosiva, rapidamente, a temperaturas e pressões normais. Isto inclui materiais que são sensíveis a choques térmicos ou mecânicos localizados a temperaturas e pressões normais.

Materiais que possuem power density instantânea (produto do calor de reação e taxa de reação) a 250ºC acima ou igual a 1000 W/mL.


3 - Materiais que são capazes de detonar ou sofrer decomposição explosiva ou reação explosiva, porém requerem uma forte fonte inicializadora ou que devem ser aquecidos em confinamento antes da inicialização. Isto inclui:

- Materiais que possuem uma power density instantânea (produto do calor de reação e taxa de reação) a 250ºC maio ou igual a 100 W/mL e menor a 1000 W/mL;

- Materiais que são sensíveis a choques térmicos ou mecânicos a elevadas temperaturas e pressões;

- Materiais que explodem em contato com a água sem requerer calor ou confinamento.


2 - Materiais que reagem rápido e violentamente a pressões e temperaturas elevadas. Isto inclui:

- Materiais que possuem uma power density instantânea (produto do calor de reação e taxa de reação) a 250ºC maior ou igual a 10 W/mL e menor a 100 W/mL;

- Materiais que reagem violentamente com água ou formam misturas potencialmente explosivas com água.


1 - Materiais que são normalmente estáveis, porém podem se tornar instáveis a temperaturas e pressões elevadas. Isto inclui:

- Materiais que possuem uma power density instantânea (produto do calor de reação e taxa de reação) a 250ºC maior ou igual a 0,01 W/mL e menor a 10 W/mL;

- Materiais que reagem vigorosamente com a água, porém não violentamente;

- Materiais que mudam ou decompõem quando expostos ao ar, luz ou umidade.


0 - Materiais que são normalmente estáveis, mesmo em condições de fogo. Isto inclui:

- Materiais que possuem uma power density instantânea (produto do calor de reação e taxa de reação) a 250ºC menor a 0,01 W/mL;

- Materiais que não reagem com a água;

- Materiais que não exibem um gráfico de exoterma a temperaturas iguais ou inferiores a 500ºC quando testadas por calorímetros de varredura diferencial.


Perigos especiais

- Materiais que demonstram uma reatividade incomum com a água devem ser identificados com a letra W com um traço horizontal no centro da letra (W);


- Materiais que possuem propriedades oxidantes devem ser identificados com as letras OX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário