...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 agosto 2014

Parâmetros para exprimir a Toxicidade e outros organismos - EC50 – Limite de Concentração de Crescimento Médio - MEC50 – Concentração Mínima Efetiva 50 - DI50 – Dose Inibitória 50 - R.M. – Razão de Mutagenicidade - CE50 – Concentração Efetiva 50 - TLm – Limite de Tolerância - L.Tox (T.I.M.C.) – Limite de Toxicidade (Teste de Inibição da Multiplicação Celular)

Toxicidade a outros organismos : decorrente da dificuldade de estabelecimento de valores de toxicidade para o ser humano e animais superiores, lança-se mão de testes e bioensaios com outros organismos. Estes experimentos se realizam principalmente com as bactérias, por serem elas de
triagem simples, desenvolvimento rápido e de grande aplicabilidade no monitoramento de substâncias tóxicas, cancerígenas e mutagênicas. Entende-se por mutação como uma alteração no material genético hereditariamente transmissível.


Os parâmetros escolhidos para exprimir a toxicidade foram os seguintes:

EC50 – Limite de Concentração de Crescimento Médio: exprime a dose de uma substância tóxica capaz de provocar a redução de 50% na população dos organismos testados.

MEC50 – Concentração Mínima Efetiva 50: exprime a concentração mínima de uma substância tóxica capaz de imobilizar 50% dos organismos testados.

DI50 – Dose Inibitória 50: exprime a dose de uma substância tóxica capaz de provocar alterações ou lesões celulares em 50% dos organismos testados.

R.M. – Razão de Mutagenicidade: exprime a relação entre as células que sofreram mutação, ou seja, alteração no material genético transmissível à geração seguinte e às células vivas originais.

CE50 – Concentração Efetiva 50: exprime a toxicidade a curto prazo de uma substância que por inalação em condições bem definidas afeta 50% de um grupo de seres vivos em teste, mencionando-se também a duração da exposição ao agente tóxico. Geralmente expressa em ppm, mg/m3 ou mg/m3 .

TLm – Limite de Tolerância: exprime a concentração de uma substância tóxica na qual 50% dos organismos em estudo sobrevivem.

L.Tox (T.I.M.C.) – Limite de Toxicidade (Teste de Inibição da Multiplicação Celular):

exprime a concentração de uma substância na qual, e abaixo da qual, os organismos não sofrem nenhum efeito nocivo. O teste de inibição da multiplicação celular preferencialmente realizado com algas microscópicas, bactérias e protozoários, avalia qual a mínima concentração que inibe a multiplicação das células destes organismos no processo de reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário