...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

22 agosto 2014

16 - Outras Informações - Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - Produto: Acetileno Dissolvido - Revisado: 08/07/2010 - FISPQ nº: P-4559-K - Riscos adicionais à segurança e a saúde - Fumos e gases - Notas ao Médico (aguda e crônica) - Equipamentos e vestimentas necessárias para operações com solda - Outros riscos em caso de manuseio, armazenagem e uso - Mistura - Classificação NFPA - NTP - OSHA - IARC - CAS - TLV - DOT - NFPA - DMF - CGI - White Martins

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos

Produto: Acetileno Dissolvido
Revisado: 08/07/2010
FISPQ nº: P-4559-K




16 – Outras Informações

Leia e entenda todas as informações de risco contida nos rótulos e etiquetas deste produto antes de iniciar a sua utilização.


RISCOS ADICIONAIS À SEGURANÇA E A SAÚDE

O uso deste produto em solda e corte pode criar riscos adicionais.

Ler e entender as instruções do fabricante e as etiquetas de precaução em relação aos produtos usados em solda e corte.

Para outras informações práticas de segurança e uma descrição mais detalhada dos riscos a saúde em soldagem e suas consequências, pergunte ao seu fornecedor de produtos de soldagem.

FUMOS E GASES podem ser prejudiciais a saúde e pode causar sérios danos aos pulmões.

Mantenha a cabeça longe dos fumos. Não respire fumos ou gases. Use ventilação suficiente, exaustão local, ou ambos para manter fumos e gases longe da sua zona respiratória, e área em geral. A superexposição a fumos pode resultar em vertigem, náusea, secura ou irritação do nariz, garganta, e olhos, além de outros desconfortos similares.

Fumos e gases não podem ser simplesmente classificados. A composição de ambos depende do metal que está sendo trabalhado, do processo, procedimentos e eletrodos utilizados. Possivelmente, materiais perigosos podem ser encontrados em fundições, eletrodos, e outros materiais. Requisite a FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS para cada material em uso.

Contaminantes no ar podem adicionar riscos aos fumos e gases.

Revestimentos do metal que estão sendo trabalhados, assim como pintura, eletrogalvanização ou galvanização, podem gerar fumos quando aquecidos. Resíduos de limpeza podem ser perigosos.

Evite usar arcos voltaicos em partes com resíduo de Fosfato (antiferrugem, preparações de limpeza) – Fosfina, produto altamente tóxico, pode ser produzida.

Para saber a quantidade de fumos e gases, você pode pegar o ar como amostra. Analisando essa amostra, pode ser determinada qual proteção respiratória deve ser utilizada. Um exemplo é pegar o ar de dentro do capacete do operário ou da zona de respiração. Para outras informações sobre práticas de segurança e descrições mais detalhadas dos riscos na saúde em uso de solda e suas conseqüências, procure seu fornecedor de produtos de soldagem.


NOTAS AO MÉDICO:

AGUDA: Gases, fumos e poeira podem causar irritação aos olhos, pulmões, nariz e garganta. Alguns gases tóxicos associados à soldagem e processos correlatos podem causar edemas pulmonares, asfixia e a morte. Superexposição aguda pode incluir sinais e sintomas como olhos lacrimejantes, irritação do nariz, garganta, dor de cabeça, vertigem, respiração difícil, tosse freqüente ou dores no tórax.

CRÔNICA: Forte inalação de contaminantes do ar pode provocar sua acumulação nos pulmões, uma condição que pode ser observada como áreas densas em radiografias do tórax. A severidade da mudança é proporcional ao tempo e exposição. As modificações vistas não são necessariamente associadas com os sintomas ou sinais de enfermidade ou função pulmonar reduzida. Além disso, as modificações no raio - X podem ser causadas por fatores não relacionados ao trabalho como fumar, etc.


EQUIPAMENTOS E VESTIMENTAS NECESSÁRIAS PARA OPERAÇÕES COM SOLDA

Luva protetora: Use luvas de raspa para solda e corte.

Proteção para os olhos: Usar protetor facial com lentes escuras e filtro. Providencie telas protetoras e óculos, se necessário, para proteger outras pessoas.

Outros equipamentos protetores: Use proteção para as mãos, cabeça e corpo. Se usado corretamente, irá prevenir danos por radiação, faíscas e choque elétrico. No mínimo isto inclui luvas de raspa de couro, óculos de segurança com lentes filtrantes e sapatos de segurança, podendo incluir mangas de raspa, aventais de raspa, capacete, assim como camisa e calça.


OUTROS RISCOS EM CASO DE MANUSEIO, ARMAZENAGEM E USO

Gás Inflamável sob pressão

Use tubulação e equipamento adequadamente projetados para resistirem às pressões que possam ser encontradas. Sistemas que contenham acetileno devem ser instalados somente por pessoas especializadas e com conhecimento das propriedades do acetileno, treinadas e com experiência em instalação. Toda tubulação do sistema de acetileno e seus equipamentos associados devem ser aterrados. Para teste de
vazamento utilize água e sabão.

Arcos e faíscas podem acender materiais combustíveis Previna o fogo.

Mantenha longe do calor, faíscas e chamas
Use somente ferramentas à prova de faísca e equipamentos a prova de explosão.

Evite ferramentas e equipamentos incompatíveis com acetileno
Cobre, prata e mercúrio e seus sais se combinam, e a uma alta concentração se ligam, podendo formar concentrações explosivas de acetileno. Latão contendo menos que 65% de cobre e uma certa quantidade de níquel são geralmente aceitáveis para uso com acetileno, mas podem não estar adequados se alto nível de corrosão ou excesso de umidade estiver presente.

Gás pode causar sufocamento rápido
Devido à deficiência de oxigênio. Armazene e utilize com ventilação adequada. Feche a válvula após cada uso, e mantenha fechada mesmo quando o cilindro estiver vazio.

Não forme um arco elétrico com o cilindro
O defeito produzido pela queimadura de um arco elétrico pode levar o cilindro à ruptura.

Nunca trabalhe em um sistema pressurizado
Se houver um vazamento, feche a válvula do cilindro. Ventile o sistema para um local seguro, de maneira que não prejudique o meio ambiente, em total obediência as regulamentações Federais, Estaduais e Locais, então repare o vazamento.

Nunca permita um cilindro em local onde possa fazer parte de um circuito elétrico
Quando usar gás comprimido em ou a cerca de aplicações elétricas de soldagem, nunca aterre o cilindro. Aterrando, expõe o cilindro a danos por arco elétrico de solda.


MISTURA: Quando dois ou mais gases ou gases liquefeitos são misturados, suas propriedades perigosas podem se combinar e criar perigos inesperados e adicionais. Obtenha e avalie as informações de segurança para cada componente antes de produzir a mistura. Consulte um Especialista ou outra pessoa capacitada, quando você fizer sua avaliação de segurança do produto final. Lembre-se: gases e líquidos possuem propriedades que podem causar danos ou a morte.


CLASSIFICAÇÃO NFPA:

SAÚDE                 = 0
INFLAMABILIDADE = 4
INSTABILIDADE     = 2
ESPECIAL              = Nenhum


POR MEDIDA DE SEGURANÇA É PROIBIDO O TRANSVASAMENTO DESTE PRODUTO DE UM CILINDRO PARA OUTRO.

PARA O TRANSPORTE DESTE PRODUTO, O CILINDRO DEVERÁ SER FIXADO NA POSIÇÃO VERTICAL.


Abreviaturas:

NTP: Network time protocol
OSHA: Occupational Safety and Health Administration
IARC: International agency for research on Cancer
CAS: Chemical Abstracts Service
TLV: Limite de tolerância (LT)
DOT: Department of transportation
NFPA: National Fire Protection Association
DMF: Dimetilformamida
CGI: Compressed Gás Inflamation

A White Martins recomenda que todos os seus funcionários, usuários e clientes deste produto estudem detidamente esta folha de dados a fim de ficarem cientes da eventual possibilidade de riscos relacionados ao mesmo. No interesse da segurança deve-se:

1) Notificar todos os funcionários, usuários e clientes acerca das informações incluídas nestas folhas e fornecer um ou mais exemplares a cada um:

2) Solicitar aos seus clientes que também informem aos seus respectivos funcionários e clientes e, assim, sucessivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário