15 julho 2014

Nó dinâmico - É, sem dúvida, o sistema mais simples e econômico. Sua aplicação como sistema de freio nas seguranças está recomendado pela UIAA desde 1974. O nó é feito sobre um mosquetão no modelo HMS para inverter, com facilidade, a manobra de dar e recolher a corda


Nó dinâmico

É, sem dúvida, o sistema mais simples e econômico. Sua aplicação como sistema de freio nas seguranças está recomendado pela UIAA desde 1974. O nó é feito sobre um mosquetão no modelo HMS para inverter, com facilidade, a manobra de dar e recolher a corda.

É um método muito efetivo e com maior facilidade de frear que a peça oito, placas e tubos (de 2,5 a 3 KN). É eficaz e recomendado tanto para o primeiro como para o segundo escalador. Sua capacidade de freio é contrária aos sistemas anteriores: quando o ângulo entre as cordas é de 0º. Ao descer, se encontram paralelas e em direção de deslizamento oposto. Essas particularidades oferecem vantagens na hora de segurar, uma vez que não requer uma posição especial e é idôneo para segurar o segundo escalador quando de sua instalação na reunião de ancoragem.

Para segurança com o nó dinâmico, utilizando duas cordas (ou uma dobrada), podem ser utilizados dois mosquetões independentes e separados interpondo um outro mosquetão. Esses devem ser colocados em diferentes alturas, essa ação facilita a maneabilidade com cordas em um só mosquetão se este for eficientemente amplo de abertura.

Para segurança com cordas simples, se emprega apenas um mosquetão unido à cadeirinha ou ao ponto central da ancoragem.

Esse nó roça muito as cordas, quando elas não se mantêm paralelas (em um ângulo de 0º), isso só aparece quando há grandes distâncias já escaladas, sobretudo, se for sempre o mesmo escalador que vai à frente.

Depois da retenção de uma grande queda, a trama da corda poderá parecer queimada (deixando-a brilhante), porém é uma questão estética, pois esse nó não faz queimar as cordas como alguns usuários crêem, já que a superfície da corda muda constantemente à fricção.

Não é recomendado para atividades de rapel, salvo em situação de emergência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário