12 julho 2014

Cordas - Tipos de testes realizados para avaliação dos fatores de queda e choque - Carga de ruptura dinâmica - Fator de queda - Fator de choque - Observação - Número de quedas - Alongamento (elasticidade-E) -Escorregamento (deslizamento) da capa “S” - Encolhimento (R) - Massa da capa (bainha) -


Tipos de testes realizados para avaliação dos fatores de queda e choque

São as modalidades testes a que as cordas são submetidas para que seja determinada a sua carga de trabalho, bem como para classificá-las como sendo tipo A ou tipo B. Essa classificação é dada para cordas consideradas estáticas, assim como para as cordas consideradas dinâmicas, de acordo com o resultado dos testes realizados.


Carga de ruptura dinâmica

É a carga na qual uma corda é submetida para identificar a sua resistência máxima antes de ser rompida. As cordas do tipo “A” devem exceder sua carga em 18 KN; e cordas do tipo “B” em 15 KN sobre o número de vezes a que estas são submetidas aos fatores determinados (queda e choque).


Carga de ruptura estática

É a força necessária para romper uma corda quando tencionada vagarosamente. As cordas do tipo “A” devem exceder sua carga em 22 KN e as cordas do tipo “B” em 18 KN.


Fator de queda

O fator de queda é a relação entre a altura da queda e o comprimento da corda que sofrerá essa queda.


Fator de choque

É a força que é transmitida para a pessoa, conectores (mosquetões) ou pontos de ancoragem durante a interrupção da queda. O fator de choque, mencionado nas tabelas de características das cordas, é obtido numa caída com fator de queda de 0,3 de um corpo com 100 kg de massa para cordas do tipo “A” e uma massa de 80 kg de massa para cordas do tipo “B” (figuras 16 e 20), sendo que a força de choque deverá, obrigatoriamente, ser inferior a 6 KN.

Observação: em função dos testes realizados e conforme os fabricantes das cordas, o parâmetro de classificação é realizado por meio da carga de ruptura e do peso empregado dentro da especificação mencionada.




Número de quedas

O número de quedas que uma corda pode suportar é determinado com a ajuda de um dispositivo que reproduz quedas de fator 1 (ver figura 17). Nessas reproduções, os chicotes das cordas são arrematados com o nó denominado de nó “8” e as quedas são efetuadas em intervalos de 3 minutos, devendo a corda suportar, no mínimo, 5 quedas sucessivas sendo usado um corpo com massa de 100 kg para as cordas do tipo “A” e um de 80 kg para as cordas do tipo “B”.



Alongamento (elasticidade-E)

A elasticidade de uma corda para as atividades de salvamento é obtida quando duas amostras da corda com 50 cm de comprimento são submetidas a uma carga de 50 kg e outra de 150 kg, respectivamente, durante 1 minuto, sendo que a relação entre o comprimento da 1ª amostra (L1) e o da 2ª amostra (L2), multiplicada por 100, dará a elasticidade da corda (E), a qual não poderá exceder a 3%.

Contudo, em último caso, poderá ser tolerada, em razão das circunstâncias, uma elasticidade de até 5% (figura 22).



O alongamento pode ocorrer na corda com um nó K, o qual é obtido quando um nó simples (neste exemplo é um nó meia volta mordida) é tencionado por um peso de 10 kg durante 1 minuto. Em seguida, com a tensão reduzida para 1 kg, é medido o diâmetro interno do nó e dividido pelo diâmetro da corda, devendo a relação entre ambos ser sempre menor que 1,2 (k<1 definido="" n="" nbsp="" o="" para="" que="" seja="" span="">como um “bom nó” (fácil de fazer e de desfazer).




Escorregamento (deslizamento) da capa “S”

É obtido quando uma amostra de 2 metros da corda é colocada em um dispositivo de atrito, sendo puxada por meio do dispositivo 5 vezes. O deslizamento da capa (em relação à alma) é então medido e o valor não poderá exceder a 15 mm, para cordas do tipo “B”; e 20 mm+10 (D – 9 mm) mm, no qual D é o diâmetro da corda, para cordas do tipo “A”.




Encolhimento (R)

É o percentual de encolhimento da corda após ser mergulhada em água pelo período de 24h.


Massa da capa (bainha)

A massa da capa deve representar um valor entre 30% e 50% da massa total da corda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário