...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

13 novembro 2013

Gás - Botijões P13 - Conhecendo os equipamentos - Utilização de botijões P13 - Abrigo do P13 - Troca de botijões - teste de vazamento Vazamento em botijão P13 -

Botijões P13


Conhecendo os equipamentos

Nas escolas somente é permitido o uso de botijões P13 (de cozinha) em zeladorias.
Eles devem estar em abrigos próprios, fora da edificação, em locais ventilados e de fácil acesso. Dentro deste botijão existe o mesmo gás (GLP) daqueles existentes na central de gás, porém, em quantidade menor.



Para levar o gás destes recipientes até os fogões são utilizadas mangueiras ou tubos flexíveis metálicos normalizados.

As mangueiras são feitas em PVC transparente e têm uma tarja amarela na qual estão gravados o prazo de sua validade, o código da norma de fabricação, a pressão de utilização e a marca de conformidade do INMETRO -uma garantia de que foram fabricadas segundo os padrões técnicos de segurança.

O regulador de pressão é um dispositivo instalado nos botijões e serve para reduzir a pressão com a qual o gás sai do recipiente até o nível necessário para alimentação dos queimadores.

Os reguladores devem ser fabricados segundo a norma técnica NBR 8473, que garante sua segurança e têm vida útil de cinco anos a partir da data de fabricação, gravada em seu corpo. Expirado este prazo é recomendada a sua substituição.



O registro é um dispositivo que bloqueia o fluxo de gás do recipiente para o fogão. Ele deve permanecer fechado sempre que o gás não estiver sendo usado.

Para fixar a mangueira ao regulador e ao fogão devem ser usadas braçadeiras metálicas.

Use sempre as braçadeiras que acompanham as mangueiras normalizadas.


Atenção!

Nunca devem ser utilizados arames ou outros materiais, pois isso pode danificar ou perfurar a mangueira, provocando vazamento de gás.


O cone-borboleta abre a válvula do recipiente e deixa passar o gás para o regulador.

Sua adaptação à válvula do recipiente deve ser perfeita.


Atenção!

Nunca devem ser utilizadas ferramentas para atarraxar ou retirar o cone-borboleta.
Aperte apenas com as mãos.

Nos botijões de 13 Kg, a válvula que permite a saída do gás fecha automaticamente sempre que o cone-borboleta for desconectado.

Verificar a procedência dos botijões e seu perfeito estado de conservação como forma indicativa de que houve inspeção de qualidade. Cheque se possuem o peso correto.


Utilização de botijões P13

Todo botijão, tanto o que está em uso quanto o da reserva, deve ficar protegido do sol, da chuva e da umidade, em local com ventilação natural, de preferência do lado de fora da edificação.

O botijão de gás nunca deve ser instalado ou guardado em local fechado, como armários, porões, banheiros etc.

As mangueiras devem ter entre 0,80 m e 1,25 m e nunca devem passar por trás do fogão. O calor danifica o plástico ou a borracha, derretendo e/ou provocando rachaduras e possíveis vazamentos.



  
O botijão nunca deve ser deitado, pois caso ainda exista algum resíduo de gás ele poderá escoar na fase líquida, anulando a função do regulador de pressão e aumentando o risco de acidentes.




Recomendações para troca de botijão

Antes de trocar o botijão, verificar se todos os queimadores estão desligados.
A troca nunca deve ser efetuada na presença de chamas, brasas ou faíscas.




No momento em que o cone-borboleta pressionar a válvula, antes de estar completamente  conectado, pode vazar uma pequena quantidade de gás. A pressão de saída do gás também poderá provocar um pequeno chiado que deve desaparecer assim que o cone-borboleta estiver perfeitamente ajustado à válvula do botijão cheio.


Teste de vazamento

Para verificação de vazamento de gás após a troca do botijão, deve-se utilizar uma esponja com água e sabão sobre a conexão do cone-borboleta com a válvula. Se houver vazamento, aparecerão bolhas de ar na espuma de sabão.

Nunca utilizar fósforo ou qualquer tipo de chama para verificar se há vazamentos. Isso pode provocar graves acidentes.




Vazamentos em botijão P13

Podem ocorrer vazamentos de gás se o cone-borboleta não estiver bem ajustado à  válvula. Neste caso, deve-se desenroscar o cone-borboleta e repetir a operação de  instalação. O registro e o cone-borboleta devem ser mantidos sempre em posição vertical.

Na operação de troca não fumar nem acender nenhum tipo de cham


Se o vazamento persistir, o problema não deve ser eliminado de maneira improvisada,  com cera, sabão ou outro produto. O botijão pode estar com defeito. Desatarraxar o cone-borboleta, remanejar o botijão para local arejado e contatar imediatamente a empresa fornecedora de gás -o nome da empresa deve estar gravado no lacre e no recipiente. 

12 comentários:

  1. Prezado Sr Oswaldo gostaria de saber se os botijões de 5 kg e 8 kg oferecem o mesmo nível de segurança que o de 13 kg? Pois como em geral uso pouco gás, pensei em trocar o de 13 Kg pelo de 5 ou 8 Kg. Aguardo sua resposta. Obrigada. Sandra

    ResponderExcluir
  2. Boa noite...
    O nível de segurança é o mesmo, só a quantidade do gás envasado será menor e por isso sua duração também será menor. Se você está querendo economizar espaço, a troca será boa, mas se você estiver querendo economizar o gás, continue com o de 13 quilos, assim você não se preocupará com troca mensal ou quinzenal...
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  3. Sr. Osvaldo, gostaria de saber qual seria o problema de instalar o botijao proximo à um ralo e uma caixa de gordura?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Líder...
    Se fosse um ralo de encanamento de água pluvial, não teria problema algum, só que nesse caso há a caixa de gordura que armazenará combustível, onde se houver ignição e iniciar o fogo, haverá a convecção do calor para o seu cilindro de GLP, causando assim o princípio do incêndio.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  5. Meu caro qual IT ou NT que fala da proibição do P13, a não ser em uso doméstico, ou seja, residencial?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Anônimo...
    Não há restrição para o uso do GLP e não importa o tamanho do cilindro utilizado, o que há sim é o cuidado na escolha das válvulas ou reguladores da pressão do gás à ser utilizado. Você pode fazer um abrigo para acondicionar os cilindros P-8, P-13, P-20, P-45, P-90 e cilindros estacionários. O que vai importar é o valor que Você economizará na negociação do gás acondicionado (quanto maior o cilindro, mais barato será o preço do gás).
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Anônimo...
      Veja esta postagem que ensinará você a regular o regulador de pressão e estabilizar o fluxo do glp até a boca do seu fogão, se não funcionar, volte a me acionar.
      http://bombeiroswaldo.blogspot.com.br/2012/10/instalacoes-prediais-de-gas-liquefeito.html
      Abração e obrigada pela visita...

      Excluir
  8. Boa tarde, estou usando em um cooktop gourmet uma válvula de 2 kg e uma mangueira de 6 metros dessas normais transparente com tarja amarela. Gostaria de saber se há limite de comprimento da mangueira?

    ResponderExcluir
  9. Não sei se em São Paulo há essa exigência, mas aqui no Paraná o Corpo de Bombeiros exige mesmo nas construções antigas de edifícios de apartamentos, a colocação de centrais de gás encanado e assim proibindo o uso do P13 em apartamentos.Creio, vou chutar um número mas uns 80% das residencias no Brasil , casas ou apartamentos usam o P13, então qual a razão para essa exigência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Roberto...
      Simplesmente para obrigar o Proprietário à fazer a prevenção contra incêndio, deixando a carga de incêndio (cilindro com GLP), longe dos materiais combustíveis e área fechada (cômodo do apartamento). Aí exige-se a construção de abrigo, ventilado, seja para GLP P-13, P-45 e P-90.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  10. Bom dia Roberto. Existe tributo diferente para o cilindro P45 em comparação com o P13? A segurança dos dois são semelhantes? Existe lei que proíbem escolas de usarem o cilindro P13?. Obrigada

    ResponderExcluir