...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

13 outubro 2013

TRAUMA E TRIAGEM - ESCALAS E TABELAS - START - CRAMP (cores) - GLASGOW (Escala de Coma)- TRAUMA SCORE (frequência Respiratória / Pressão Arterial Sistólica / Escala de Glasgow)

TRAUMA E TRIAGEM - ESCALAS E TABELAS


No trauma nós temos diversas escalas e tabelas que são utilizadas para a realização de triagens e para estabelecer o nível de gravidade das lesões nos diferentes sistemas do corpo humano. Nesta seção daremos ênfase as tabelas START e CRAMP utilizadas, respectivamente, na triagem de vítimas e para as escalas de GLASGOW e TRAUMA SCORE utilizadas para aferir o nível de comprometimento neurológico e o nível de gravidade global das lesões.


TABELA START - SIMPLE TRIAGE AND RAPID TREATMENT

A tabela START é uma tabela de uso rápido utilizada na triagem de vítimas em situações na qual o número de vítimas supera a capacidade de atendimento. O objetivo dessa tabela é rapidamente separar as vítimas graves que possuem boa chance de vida das vítimas sem lesões ou inviáveis para que as primeiras tenham prioridade de atendimento.



Na tabela o S significa SIM e o N significa NÃO. As vítimas são classificadas pela cor e dessa forma recebem a prioridade no atendimento na seguinte ordem: 1º vítimas VERMELHAS - 2º vítimas AMARELAS - 3º vítimas VERDES - 4º vítimas PRETAS.


TABELA CRAMP
  
A tabela CRAMP é utilizada com o mesmo objectivo da tabela START, com o diferencial que a tabela CRAMP possui parâmetros mais específicos e avalia a Circulação - Respiração - Abdome - Motor - Palavra devendo estão ser utilizada por médicos. A classificação das vítimas também é feita através de cores e a prioridade de atendimento é a mesma do método START.




















Para obter a pontuação e assim classificar as vítimas segundo as cores, é necessário que se atribua pontos aos parâmetros da vítima, lembrando que sempre devemos considerar o pior parâmetro encontrado. Após atribuir a pontuação para cada item, devemos somar todos os pontos e com o total em mãos devem seguir a tabela abaixo para atribuir as cores:





ESCALA DE COMA DE GLASGOW
  
A Escala de Coma de Glasgow é utilizada na classificação de traumas crânio-encefálico e serve para dar parâmetros de gravidade das lesões.

O score é calculado somando as notas obtidas em cada item de acordo com a tabela da Escala de Glasgow, para cada item deve-se atribuir um único valor. Com o valor obtido pode-se verificar o gravidade da lesão.

Se o Glasgow do paciente estiver entre 14-15 considera-se gravidade leve; sendo o valor entre 9-13 a gravidade é moderada e estando o valor entre 3-8 a gravidade da lesão é alta.


















TRAUMA SCORE
  
O Trauma Score é uma escala que engloba valores de sinais vitais do paciente como freqüência respiratória e pressão arterial agregando a este valor o dado obtido na Escala de Glasgow. O valor deve ser calculado, como na Escala de Glasgow, atribuindo um valor para cada item da tabela e somando todos depois.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite...
      Fico muito agradecido pelo parabéns.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir