06 outubro 2013

Causas de Afogamento: Afogamento Primário e Secundário

Causas de Afogamento:

Afogamento Primário – É o tipo mais comum, não apresentando em seu mecanismo nenhum fator incidental ou patológico que possa ter desencadeado o acidente.


Afogamento Secundário – É a denominação utilizada para o afogamento causado por patologia ou incidente associado que o precipita. Ocorre em 13% dos casos de afogamento, como exemplo; Uso de Drogas (36.2%) (quase sempre por álcool), crise convulsiva (18.1%), traumas (16.3%), doenças cardiopulmonares (14.1%), mergulho livre ou autônomo (3.7%), e outros (homicídio, suicídio, lipotimias, cãibras, hidrocussão) (11.6%). O uso do álcool é considerado como o fator mais importante na causa de afogamento secundário.

2 comentários:

  1. O afogamento primario é aquele que a vitima engoli água fica sufocada mais fica normal depois, mais os pulmões esta com água e depois a vitima fica espumando.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Roseane...
    Tanto no Primário como Secundário, após primeiros socorros a vítima precisa ser colocada em posição lateral de segurança (PLS) para evitar sufocamento mantendo as vias aéreas livres.
    Abração a Você e aos seus Familiares e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir